GPS Brasília comscore

Seca histórica: Brasília completará 164 dias sem chuvas nesta sexta-feira (4)

A Neoenergia, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), da Defesa Civil do Distrito Federal e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresentou nesta quarta-feira (3) um plano de contingência para o período chuvoso na capital. Nesta sexta-feira (4), um novo recorde de 164 dias sem chuvas será alcançado, o maior desde 1963. Diante da previsão apenas para a segunda quinzena de outubro, as instituições estão reforçando suas equipes e equipamentos.

“A Neoenergia Brasília trabalha de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do GDF, além de entidades de classe, na busca por levar energia de qualidade para toda a população do Distrito Federal. Esse plano robusto de ações para o período chuvoso nos deixa preparados para encarar esse período tão desafiador”, enfatizou o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.

Preparada para esse cenário adverso, a Neoenergia Brasília tem a capacidade de triplicar o efetivo operacional para atender ao potencial aumento no número de ocorrências devido às fortes chuvas, raios, granizo e ventos que podem afetar a rede elétrica. A empresa também fez reforço na comunicação em caso de ocorrências. O atendimento aos clientes tem capacidade para dobrar em situações de contingência, com reforço dos canais digitais e telefônicos. Os clientes têm disponíveis o telefone 116, o WhatsApp (61-3465-9318), o aplicativo Neoenergia Brasília e a Agência Virtual.

Sem previsão de chuvas para os próximos dias a coordenadora geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do órgão, Márcia Seabra, explicou que em várias partes do Centro-Oeste o período chuvoso foi alterado com os anos. “Por isso que digo que temos que nos adaptar a esse novo normal. As chuvas em setembro já não ocorrem e, até mesmo em outubro, já estão ficando mais escassas. Temos uma condição de temperaturas muito elevadas em uma região muito extensa e com umidade baixa, então isso acabou afetando essa parte central do Brasil também”, explicou a coordenadora.

Prevenção
A Defesa Civil, responsável pela redução de ocorrências e intensidade de desastres, realizou um plano de ação integrada que distribui as responsabilidades e cobra a competência de cada órgão citado. Segundo o diretor de planejamento da subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal, Glebson de Carvalho Andrade, durante o período de maior risco e ameaça, uma reunião de reforço será realizada no dia 9 de outubro para checar e mitigar as dificuldades futuras.

O capitão do CBMDF João Rafael explica que o treinamento das equipes conta com 400 militares diariamente para ocorrências em casos de desastres ambientais, sendo 100 deles especificamente voltados para operações durante o período chuvoso. “Estamos treinando o ano todo, e agora é aquela revisão do que a gente já sabe para deixar tudo perfeito para a operação. O planejamento é feito ao longo de todo o ano”, garante.

Veja também

Parceria com empresa especializada ajuda a contribuir para um futuro …

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI