A cerca de 230km do Distrito Federal, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino amado pelo brasilienses, seja pela proximidade com a capital federal ou pelas diversas atividades na natureza que a região oferece. Com a seca chegando ao fim, aqueles que quiserem fazer uma visitinha à Chapada devem se preparar para irem logo, pois, com as chuvas, o turismo por lá fica cada vez mais difícil.
Então, para te ajudar a montar um roteiro de viagem para a Chapada dos Veadeiros, trazemos dicas valiosas de cachoeiras e pousadas para você conhecer, além de restaurantes para se deliciar com pratos típicos do Cerrado.
Restaurante Pura
Localizado na BR entre São Jorge e Alto Paraíso, na pousada Villa Annapurna, o Pura é um restaurante e espaço multifuncional para eventos, recebendo até mesmo festas e casamentos. Com uma vista especial para o Morro da Baleia, o restaurante oferece uma variedade de pratos que atendem a diversos gostos, desde entradinhas, pizzas e hambúrgueres até carnes na grelha e pratos mais sofisticados.
Comandado por Márcio Guimarães Jr. e Narcizo Martins, o empreendimento foi palco, neste ano, para o Palipalan Festival, que já tem a segunda edição confirmada para 2025. Para as festas de fim de ano, o Pura também já tem uma programação definida, com o Réveillon Veadeiros, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 31 de dezembro.
Restaurantes Farofa e Na Mata
Os dois empreendimentos gastronômicos foram idealizados pela chef Mara Alcamim, que também comanda o tradicional restaurante Universal, em Brasília. Farofa e Na Mata vêm para exaltar os ingredientes nativos do Cerrado brasileiro e valorizar a culinária natural, com pratos criativos e ambientes envolventes. Sucesso na Chapada, os restaurantes estão localizados na vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás.
Pousada Recanto da Grande Paz
Em Alto Paraíso de Goiás, a pousada oferece um ambiente familiar com várias comodidades projetadas para viajantes. Possui diversos certificados de reconhecimento das plataformas de viagem TripAdvisor e Booking.com, além do prêmio Travalers’ Choice Awards 2022.
A pousada dispõe de uma área de lazer voltada para repor as energias gastas nos passeios pela natureza, que são o ponto alto de uma viagem à Chapada dos Veadeiros. Os hóspedes podem aproveitar a piscina com aquecimento solar, o jardim com redário, as massagens terapêuticas e as espreguiçadeiras para relaxar. Além disso, o Recanto Grande Paz é um ótimo lugar para observar os animais do Cerrado, com araras e tucanos, e também o pôr do Sol e o luar.
Pousada Vila Cerrado
Promovendo um novo conceito de hospedagem, mais afetiva, sensorial, saudável e sustentável, a Vila Cerrado está localizada também em Alto Paraíso de Goiás. A pousada preza por experiências que produzem memórias e oferece diferentes atividades, como o Templo Ser, a Horta Alquimia, o Café Colonial e o Café Sensus, uma experiência gastronômica sensorial.
Cachoeiras
Um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros são os passeios pela natureza, as trilhas e as inúmeras cachoeiras da região. A Cachoeira do Segredo, a Catarata dos Couros e a Fazenda Volta da Serra são três locais turísticos que se destacam pela beleza natural.
Para chegar à Cachoeira do Segredo, é necessário desembolsar um valor de R$ 60 e pegar uma trilha de 7km (ida e volta). Já a Catarata dos Couros, que fica a 53 km de Alto Paraíso, tem uma trilha de 6 km de trilha e a entrada gratuita. Por fim, a Fazenda Volta da Serra abriga o Santuário Volta da Serra, que conta com as cachoeiras Cordovil e Esmeraldas, a apenas 9km da Vila de São Jorge. A entrada custa R$ 60 por pessoa.
E aí, pronto para planejar sua próxima viagem à Chapada dos Veadeiros?