GPS Brasília comscore

Sebrae DF entrega propostas de fomento do empreendedorismo feminino a Ibaneis

Com documento do “Movimente” em mãos, governador promete agilidade e trabalho em prol das mulheres
Entrega das propostas do "Movimente" | Foto: Rayra Paiva
Entrega das propostas do "Movimente" | Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

O Palácio do Buriti foi palco de um importante evento para o empreendedorismo feminino no Distrito Federal. Nesta sexta-feira (28), o Sebrae DF, na pessoa de sua superintendente Rose Rainha, entregou ao governador Ibaneis Rocha um conjunto de propostas elaboradas pelo ‘Movimente’. A solenidade reuniu empresários, lideranças sociais, agentes públicos e representantes do poder executivo local, reforçando a importância do momento.

À época, o ‘Movimente’, evento de dois dias realizado no Centro de Convenções Brasil 21, criou o ‘Forum Movimente’, onde 98 especialistas — entre empresárias, magistrados, acadêmicos e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário — se reuniram para discutir os gargalos do segmento frente a uma pesquisa robusta realizada pelo Sebrae-DF, para identificar os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.

O resultado desse encontro se transformou no ‘Documento Movimente’, um livro de 62 páginas, cujo conteúdo, além do estudo realizado, traz  noventa propostas de melhorias sugeridas pela sociedade civil. Compiladas em 51 medidas e distribuídas em 11 eixos temáticos, o Documento foi entregue em mãos ao governador. A intenção é dar concretude a estas pautas, transformando-as em políticas públicas.

A superintendente do Sebrae DF, Rose Rainha, destacou o esforço coletivo para a construção dessas propostas, enfatizando a pesquisa realizada em todas as regiões administrativas do DF . “Começamos com uma pesquisa qualitativa com os CEOs e fomos até as mais diversas regiões administrativas do Distrito Federal, pesquisando milhares de mulheres, entendendo qual a dificuldade dessa mulher para empreender”, afirma.

Rose Rainha | Foto: Rayra Paiva
Rose Rainha | Foto: Rayra Paiva

O evento foi marcado também por discursos que destacaram as melhorias no ambiente de negócios da região. A parceria entre o Sebrae e a Junta Comercial do DF foi citada como um exemplo de sucesso, com a redução do tempo para a abertura de empresas de 36 horas para apenas nove horas. Rose Rainha trouxe, ainda, um dado relevante: o DF ocupava o 17º lugar no ranking do empreendedorismo feminino no Brasil e, atualmente, ostenta o quarto lugar.

Agora, após a entrega oficial do ‘Movimente’, a expectativa é de ainda mais avanços no meio empreendedor da cidade, principalmente entre as mulheres. “Esse não é um trabalho apenas do Sebrae; é um trabalho da sociedade. Foi abraçado por todas essas mulheres e homens importantes que dedicaram horas para construir, estudar e desenvolver essas propostas”, complementou Rose.

Fernanda Machado Farah, CEO da Rede Smaff de concessionárias, representando as empreendedoras do DF, ressaltou a importância deste chamamento para o desenvolvimento deste setor. “Como empresária que nasceu no Centro-Oeste, filha de um desbravador do ramo de concessionárias nesta capital, vejo essa união, aliada ao olhar inovador e atual do nosso governo, um ambiente de negócio propício à mulher”, disse.

Fernanda Machado Farah | Foto: Rayra Paiva
Fernanda Machado Farah | Foto: Rayra Paiva

Em sua fala, a presidente do Fórum de Mulheres Empresárias da CNI e do BRICS Women’s Business Alliance (WBA), Mônica Monteiro, também elogiou a iniciativa. “A cada dia, vemos mais mulheres assumindo posições de destaque no mundo dos negócios, e eventos como este são fundamentais para fortalecer essa tendência”, comenta.

Fernanda Machado Farah e Mônica Monteiro (Foto: Rayra Paiva)

Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha reforçou o compromisso de seu governo com o empreendedorismo. “A gente vem trabalhando, eu e todos os meus secretários, dentro de uma orientação muito firme para que Brasília se torne a cidade mais empreendedora do Brasil”, exalta.

Governador Ibaneis Rocha | Foto: Rayra Paiva
Governador Ibaneis Rocha | Foto: Rayra Paiva

Além disso, o governador se prontificou a acatar com rapidez e analisar as 51 propostas. “Esperamos pautar a Secretaria de Governo para seguir com essa agenda. Ainda hoje, vou me reunir com os secretários para que as ideias possam ser aplicadas no âmbito do Distrito Federal”, completa.

Confira como foi o evento pelas lentes de Rayra Paiva: