Categories: Cotidiano

Sebos de Brasília trazem reencontros e despertam aconchego

Quem nunca passou em frente a um sebo e se perguntou se deveria entrar ou não para garimpar um livro? Livrarias que vendem _CDs, gibis, atlas, enciclopédias_ e muitos outros artigos culturais que já foram usados por preços **acessíveis**, são conhecidos pelo nome de **Sebo**. Porém, o que antes era feito na correria do dia a dia, agora pode ser praticado com calma e apreciado do lado de um bom café. Alguns locais, para deixar o consumidor mais à vontade, disponibilizaram um espaço de convívio com o serviço de alimentação.

Seja para comprar livros escolares na hora que o bolso aperta, ou para procurar uma obra rara com edição limitada e passada, o sebo é a melhor opção. Muitos já foram salvos e já salvaram a vida de estudantes e amantes da leitura. Pois além de venderem livros, eles costumam aceitar doações e às vezes até compram o que você tiver a oferecer.

![Foto: Vanessa Acioly ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Vanessa_Acioly_ed195fe094.jpeg)

Luana Pessoa, proprietária do _Porão do Livro & Café,_ localizado na comercial da 405 norte, contou um pouco sobre como começou o empreendimento:_“ O sebo nasceu sem muita pretensão, de um acervo meu e do meu marido. Isso foi em 2016. Começamos as vendas online e em 2019 vimos a necessidade de abrir uma loja física. Porém, logo veio a pandemia e precisamos ficar um longo período fechado. Na época o mercado de livros deu uma aquecida e decidimos voltar com a loja física, com um espaço maior e a proposta do Porão de Livros, sendo livraria e café, onde já estamos há cerca de um ano e dois meses”_, contou.

![Foto: Vanessa Acioly ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Vanessa_Acioly_ade6ea684f.jpeg)

O lugar pode ser uma boa escolha para quem deseja tirar um dia para curtir a própria companhia, conhecer mais sobre a cidade e até combinar encontros. Por ser um local aconchegante, intimista, que serve café e sobremesas, é o destino de muitas famílias. Há também uma área dedicada à Capital, com arte e quadros, camisetas, postais, lembranças e livros de autores brasilienses.

![Foto: Francisco Pessoa ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Francisco_Pessoa_36c32fd569.jpeg)

O recado de Luana para quem deseja conhecer o local foi para ir com calma: _“Eu costumo dizer que os sebos em especial são lugares de encontro. Não de procura, é um lugar pra você vir sem pressa e deixar um livro te encontrar. Então acho que a melhor maneira de aproveitar é folheando um livro, tomando um café, aproveitar os detalhes e garimpar mesmo”_, explicou.

Perto dali, há também o **Sebinho Livraria, Cafeteria, Bistrô e Restaurante**. Com um pouco mais de experiência, o acervo existe há 36 anos. Criado em 1985, uma empresa familiar resolveu criar o empreendimento que começou com investimento pequeno e que aos poucos foi se ampliando até tomar conta de quase todo o bloco C da 406 comercial norte. Há 7 anos resolveram abrir o restaurante, o que agregou bastante valor ao negócio.

![Foto: Vanessa Acioly ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Vanessa_Acioly_e576305de1.jpeg)

Cida Caldas, sócia fundadora da grande biblioteca de iguarias disse que além de livros o local dispõe de diversos outros segmentos, como, vinis, mangá, artigos colecionáveis, e itens do universo do RPG. _“Já passaram vários livros raros por aqui. Alguns que já estão fora do mercado, que não foram reeditados e autografados. Primeiras edições de Cecília Meireles e Machado de Assis, são algumas das obras raras que já tivemos”_.

Além de um local que conta histórias, o sebo, na opinião de Cida, é um local onde se resgatam memórias e reencontros. Segundo ela, não há nada mais interessante do que encontrar uma coleção que já foi da sua família, do seu avô e que despertam um sentimento único.

![Foto: Vanessa Acioly ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Vanessa_Acioly_d9275bc272.jpeg)

Em Brasília existem algumas opções de sebos para você garimpar e encontrar o que precisa. Confira:

**Pindorama**

Um dos mais antigos e tradicionais sebos da cidade, fornece livros raros e usados para os clientes desde 1989, na comercial da 505 Sul, bloco A, loja 41. Um dos fortes é a troca e venda de materiais didáticos.

**Armazém do Livro Usado**

Está em atividade desde 1998 e se encontra 402 Norte, Bloco C, loja 34. Compram grandes e pequenas bibliotecas em todo o DF.

**Sebão**

Vendendo literatura há 20 anos na 409 Norte Bloco D, loja 71, este sebo funciona tanto por telefone quanto por meio de visita à loja.

**Serviço**:

**Porão de Livros & Café**

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 405 Bloco D Loja 63 – Asa Norte

**Sebinho Livraria, Cafeteria, Bistrô e Restaurante**

Endereço: BL C – Comércio Local Norte 406, Loja 44 – Asa Norte

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Comissão de Meio Ambiente convoca Marina Silva para esclarecer queimadas no Brasil

Deputados cobram ações do governo após alta de 75% nos focos de incêndio em 2024

6 minutos ago

Na Praia: Bruno & Marrone, Leonardo e Ana Castela são atrações do fim de semana

Décimo fim de semana do festival apresenta três dias de muito sertanejo

34 minutos ago

Cine Brasília apresenta semana repleta de estreias e festivais imperdíveis

De produções premiadas a eventos gratuitos, o cinema oferece programação diversificada até 4 de setembro

1 hora ago

Gabriel Galípolo é escolhido por Lula para presidir o Banco Central

Indicação do atual diretor de Política Monetária será enviada ao Senado para aprovação

1 hora ago

STJ rejeita pedido de impeachment contra Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ

Brazão é acusado de ser mandante do assassinato de Marielle Franco

1 hora ago

MPDFT realiza audiência pública sobre PPCub para debater legislação urbanística de Brasília

Evento aberto à comunidade ocorre nos dias 12 e 13 de setembro

1 hora ago