Nesta segunda-feira, 23, foi apresentada a coleção primavera-verão 2023 da **Schiaparelli** na Semana de Moda de Paris de Alta Costura. As criações foram inspiradas em _A Divina Comédia_, obra do escritor italiano **Dante Alighieri**.
Os **tons neutros** e o **dourado** foram amplamente usados junto a **silhuetas marcadas**, reforçando a identidade da etiqueta fundada pela italiana **Elsa Schiaparelli**. Apesar disso, esta foi uma coleção mais comercial em comparação às anteriores.








O poema épico e teológico que narra a viagem de _Dante_ ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso, foi o ponto de partida da coleção assinada por **Daniel Roseberry**. O surrealismo característico da marca, desta vez, foi traduzido em grandes cabeças (sintéticas, feitas com resina, pelúcia e pêlo _fake_) dos animais que Dante encontrou na porta do inferno (leão, leopardo e lobo), anexadas a três peças – **isso gerou uma grande discussão entre os limites da criatividade e a alusão à crueldade animal**, além do confronto de ideias se as cabeças são belas ou caricatas.



Além disso, o estilista trouxe outros animais para a passarela, como a **cobra** e o **pavão**.


Já o diabo, foi representado por meio de uma alusão a chifres no busto e nos ombros.


Na passarela, modelos consagradas como **Shalom Harlow, Irina Shayk e Naomi Campbell** desfilaram as criações da marca, enquanto celebridades como **Kylie Jenner** e **Doja Cat** assistiram na primeira fila (já usando peças da nova coleção).



