Na tarde dessa quinta-feira, 28, a Schiaparelli desfilou sua coleção para a primavera-verão 2024 na Semana de Moda de Paris. Com os clássicos elementos da casa fundada por Elsa Schiaparelli, o estilista Daniel Roseberry está construindo a identidade ready-to-wear da marca, temporada a temporada.
O surrealismo surgiu de diversas maneiras, com a inspiração em partes do corpo humano (olhos, bocas, narizes, orelhas, unhas, pés) nas peças – assinatura da casa, e o uso de estruturas ósseas de animais marinhos (peixes, lagostas e caranguejos).
A lagosta faz referência ao vestido lançado por Elsa em 1937, que tinha o animal desenhado por Salvador Dalí em seu comprimento. A peça foi usada por Wallis Simpson, duquesa de Windsor na época, um choque para a sociedade da época.
Além disso, Daniel Roseberry apostou na estética camp ao incluir cigarros, fósforos, esmaltes, fitas métricas e joias nos bordados. Nos bastidores, o estilista resumiu a coleção como uma poesia à juventude.
Tendências como transparência, alfaiataria, silhueta ampla, meia-calça, rcortes estratégicos e metalizados foram as apostas para o próximo verão.
Na plateia, quem se tornou o assunto do momento foi Kylie Jenner, ao vestir modelo exclusivo da marca, repleto de cristais. A influenciadora digital e empresária celebrou a irmã Kendall Jenner, que encerrou o desfile com um look que faz referência a unhas pintadas de vermelho, e beleza na estética hollywoodiana.
Saindo do patamar quase inalcançável da alta-costura, a Schiaparelli aproxima-se cada vez mais do “mundo real” – o próximo passo da marca é lançar uma coleção de óculos-de-sol.
A seguir, assista ao desfile completo!