GPS Brasília comscore

Saúde ocular de crianças pode afetar desenvolvimento escolar e social

Fique atento aos sinais que podem revelar se seu filho possui algum problema de visão

O calendário escolar está de volta, e você sabe como está a saúde ocular dos seus filhos? A visão é um sentido fundamental, que influencia tanto no desenvolvimento escolar quanto social das crianças, e problemas nos olhos podem atrapalhar o aproveitamento efetivo das aulas, a prática de esportes e até mesmo ser motivo de bullying. Portanto, é de extrema importância manter os exames em dia e levar os pequenos desde cedo a um médico oftalmologista, que pode identificar doenças e outras condições que exigem o uso de óculos de grau. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2050 a miopia irá atingir metade da população mundial, ou seja, cerca de 4,7 bilhões de pessoas, enquanto a alta miopia (maior que cinco graus), que pode levar à perda da visão, atingirá 10% da população. As estimativas incluem as crianças, que têm manifestado esse distúrbio visual cada vez mais cedo, o que aumenta o risco do desenvolvimento da condição.

De acordo com o British Journal of Ophthalmology, uma em cada três crianças tem miopia ou dificuldade para enxergar de longe, enquanto 30% das que estão em idade escolar têm problemas de visão, sendo a miopia o principal deles, afirma o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

A dica para identificar se os pequenos estão com problemas de visão é prestar atenção no comportamento deles, que nem sempre percebem a dificuldade e, portanto, não verbalizam a condição para os pais. 

Leve a criança a um oftalmologista caso observe os seguintes comportamentos ou queixas:

  • Dificuldade em acompanhar as linhas do texto durante leituras, pulando ou repetindo palavras; ela também pode confundir as letras;
  • Desinteresse por atividades que exigem esforço visual, como leitura e desenho;
  • Reclamações frequentes de dores de cabeça;
  • Piscadas excessivas ou costume de esfregar os olhos;
  • Grande aproximação do rosto a livros, cadernos e telas (televisão, computador, tablets, smartphones);
  • Problemas ao copiar conteúdos corretamente da lousa;
  • Mau desempenho em atividades esportivas e brincadeiras;
  • Queda no desempenho escolar;
  • Inclina a cabeça, franze a testa, aperta os olhos ou fecha um dos olhos para enxergar;
  • Esbarra em móveis ou tropeça constantemente;
  • Tem dificuldade em reconhecer pessoas de longe;
  • Insegurança ao explorar novos ambientes;

Vale ressaltar, ainda, que a primeira avaliação ocular da criança é feita na maternidade, com o teste do olhinho. A primeira consulta oftalmológica deve ocorrer entre seis meses e um ano de idade. Em seguida, os pais devem levar os filhos regularmente para a realização de testes de visão, de preferência uma vez por ano, independentemente da apresentação de sinais e sintomas de doenças oftálmicas.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI