GPS Brasília comscore

Saúde mental em 2023 deve seguir como ponto de cuidado

Nos últimos anos as **doenças psicológicas** ganharam grande **importância**, devido a **pandemia** de Covid-19, e nesse ano de 2022 houve a **retomada** das atividades. Durante o início do novo ano é importante manter a atenção na saúde para garantir a **qualidade de vida** e fatores relacionados a saúde mental devem ser considerados também, conforme aponta psicólogo.

Cerca de 53% dos brasileiros notaram um **agravamento** da própria saúde mental, segundo a pesquisa realizada entre abril de 2020 e abril de 2021 do _Instituto Ipsos_. Sintomas de **ansiedade** também se tornaram mais recorrentes no país, que já era o mais ansioso do mundo, de acordo com a **OMS**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anthony_tran_v_Xymirxr5ac_unsplash_1b58b6a08f.jpg)

Para o **psicólogo** e CEO da plataforma _Fepo_, Felipe Laccelva, acredita que 2023 pode favorecer os **cuidados** com a saúde mental: _“Apesar de retomarmos a uma rotina normal, a pandemia nos trouxe grande aprendizado sobre como a saúde mental é importante para que possamos ter qualidade de vida, assim nesse ano que se inicia é importante dar atenção a ela”_, comenta.

**Como cuidar da saúde mental em 2023?**

É necessário adquirir novos comportamentos por meio de novos **hábitos** no dia a dia. Além de ser fundamental as consultas com um **especialista**, há outras atitudes que podem **contribuir**. Abaixo, o Felipe lista três dicas para cuidar melhor da saúde mental no próximo ano, são elas:

– Ter um tempo de **lazer** para se **divertir**;

– Praticar **atividades físicas** regularmente;

– Limitar o uso do **celular**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/john_tuesday_8c6i_J_Mh80_BI_unsplash_468ad93347.jpg)

Além disso, há outras atividades também benéficas, mas como ressalta Laccelva, _“é importante buscar atividades que a pessoa tenha prazer”._

**O que uma nova onda de Covid-19 pode causar com o emocional da população**

No mês de **novembro**, uma nova **variante** apareceu e tem causado receio no Brasil, trazendo à tona o medo de uma nova onda de **transmissão** do vírus. Com isso, em algumas cidades já é obrigatório o uso de máscara em **transportes públicos.**

Assim, ressalta o psicólogo _“a ajuda de um profissional é fundamental para evitar os mesmos impactos na nossa saúde emocional, aliados ao autoconhecimento e ao autocuidado são formas eficazes de conseguir atravessar esse novo momento, sem tantos danos como foi durante os últimos anos”._

É **recomendável** procurar um psicólogo ou médico caso perceba que não esteja bem.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.