O São Paulo confirmou a liderança do Grupo D da Libertadores, ao vencer o Talleres (ARG) por 2 x 1, nesta terça-feira (27). A vitória, que foi a primeira do time no MorumBis nesta edição do torneio, garante a equipe tricolor entre as melhores campanhas da fase de grupos, com 14 pontos.
A partida tinha mais importância para os argentinos, que buscavam ao menos manter a terceira posição no grupo e uma vaga na Sul-Americana. Com a derrota, perderam a posição para o Alianza Lima (PER) e estão eliminados de disputas continentais. Já o São Paulo preservou jogadores e lidou com desfalques.
Em campo, a equipe preferiu ser cautelosa e aproveitou o nervosismo do adversário para criar suas chances. O técnico Luis Zubeldía mandou a campo um time com laterais dobrados na esquerda, com Enzo e Wendell, e o garoto Matheus Alves como titular. Isso não chegou a ser determinante na característica da equipe, que manteve avanços pelos lados.
Mesmo com mais volume de jogo com a bola rolando, foi em falta cobrada (pelo lado direito) que o São Paulo saiu na frente. Bobadilla cobrou levantando para a área do Talleres, e Sabino desviou o cabeceio de André Silva para marcar.
Somente após o gol, os argentinos tentaram sair de fato para o jogo. Na crescente do time visitante, a equipe passou a ocupar mais o campo ofensivo. Também em bola parada, o Talleres iniciou jogada para Depietri chutar mascado. A bola sobrou para Girotti. O centroavante estava livre e teve apenas o trabalho de tirar de Rafael para empatar.
O retorno do intervalo pressionou o Talleres. Os jogadores receberam a informação de que o Alianza Lima vencia o Libertad. Eles precisavam, então, buscar uma virada sobre o São Paulo. A reação à pressão do Talleres veio com mudanças de Zubeldía.
Ryan Francisco, Henrique Carmo e Luciano entraram para tentar aproveitar espaços concedidos pelos argentinos. Quase deu certo. Em contra-ataque, Luciano roubou na intermediária e tabelou com Ryan Francisco. O garoto saiu cara a cara com o goleiro Burrai, tentou o drible, mas foi desarmado. Henrique também mostrou ímpeto em campo. Ele criou boa chance, passando por dois marcadores, mas finalizou para fora.
Apesar das chances são-paulinas, o Talleres foi quem mais tentou pressionar nos minutos finais. O técnico interino Mariano Levisman trocou um zagueiro por atacante e insistiu em levantamentos na área do São Paulo. Os são-paulinos sofriam de exaustão e indicavam que não teriam mais ações ofensivas. Quem estava há menos tempo em campo, porém, deu conta. Ryan Francisco serviu Luciano. O camisa 10 soltou uma bomba no ângulo de Burrai e colocou o São Paulo na frente novamente.
⚽️ O GOLAÇO de Luciano que garantiu a vitória!!!! #GloriaEterna#VamosSãoPaulo 🇾🇪
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 28, 2025
SÃO PAULO 2 X 1 TALLERES
SÃO PAULO – Rafael, Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Bobadilla, Pablo Maia e Matheus Alves (Henrique Carmo); Lucas Ferreira (Ryan Francisco), Wendell e André Silva (Luciano). Técnico: Luis Zubeldía.
TALLERES – Javier Burrai; Augusto Schott, Juan Portillo, Santiago Fernández (Nahuel Bustos) e Miguel Navarro; Juan Portilla (Marcos Portillo) e Matías Galarza Fonda (Ulises Ortegoza); Valentín Depietri, Rubén Botta (Emanuel Reynoso) e Matías Alejandro Galarza (Rick); Federico Girotti. Técnico: Mariano Levisman (interino).
GOLS – Sabino, aos 26, e Fererico Girotti, aos 39 minutos do primeiro tempo; e Luciano aos 38 minutos do segundo tempo. CARTÕES AMARELOS – Sabino e Luciano (São Paulo) e Miguel Navarro, Fererico Girotti e Marcos Portillo (Talleres). ÁRBITRO – Piero Maza (CHI). PÚBLICO – 35.102 pagantes. RENDA – R$ 2.181.670,00. LOCAL – MorumBis, em São Paulo (SP).