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Samar Semaan, criadora do único creme de alho do mundo

Ela é a primeira mulher de Brasília a ganhar o mercado internacional com o Oh My Garlic!. Criado e produzido na capital. O produto coleciona prêmios

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Uma história de vida peculiar. Libanesa naturalizada brasileira, Samar Semaan chegou ao Brasil com 18 anos. Tudo aconteceu muito rápido em seu novo País. Nove anos depois, casada e mãe de dois meninos, resolveu empreender junto ao marido, Nijed Semann e viver a experiência no ramo alimentício.

 

 Naturalmente comerciante fruto de sua origem, ela uniu seu talento à formação em Relações Internacionais, curso concluído na UDF. Foi assim que surgiu o restaurante Salim Sou Eu, no Setor de Clubes Sul, em 2009.

 

Tudo caminhava bem até 2017, quando veio a crise político-econômica no País, retraindo todo o mercado, especialmente o setor produtivo local. Samar precisava de uma alternativa para viabilizar o negócio. Em seu cardápio havia um sucesso de vendas: um creme de alho gourmet, que levava clientes e mais clientes em busca da iguaria, que pode acompanhar pratos principais e até temperar carnes e peixes. Por que não expandi-lo além do cardápio? Levar para mercados, padarias, empórios. Já nas primeiras tentativas, êxito. O produto não demorava um dia nas gôndolas.

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Com o restaurante já consolidado, a estratégia foi entender o mercado neste segmento em um amplo estudo para iniciar o processo de expansão. À essa altura Samar já dominava a língua portuguesa fruto de seus estudos na UnB. E toda a sua experiência em comércio foi muito bem aproveitada neste novo projeto. A libanesa havia atuado na área de importação de veículos em 2008 e ocupado o cargo de conselheira da Liga dos Estados Árabes entre 2011 e 2016. Mesmo assim ela jamais imaginaria que seria a primeira mulher a levar um produto de Brasília para o restante do mundo.

 

E aconteceu. Com o nome Oh My Garlic!, o creme invadiu o Brasil e em 2020 iniciou o processo de internacionalização pela América do Sul. “Atualmente, temos o primeiro alho em creme do mundo, com 98% de aceitação nas prateleiras, especialmente por atender a dietas restritivas ao glúten e lactose”. Mas Samar reforça os desafios enfrentados: “Mas não foi nada simples porque uma coisa é servir no restaurante, outra é buscar saída no varejo, principalmente em Brasília, que não tem tradição de comércio”, conta.

 

Oh My Garlic! já foi premiado pelo Sebrae Nacional, pela Federação das Indústrias e Comércio e pelo Senado Federal. Em 2018, foi para o ranking entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil. No Distrito Federal, o creme de alho foi considerado o maior case de sucesso pelo Sebrae – DF, servindo de fonte de inspiração aos empreendedores locais. Dentre tantas outras certificações, a exemplo da anual Marcha dos Prefeitos, quando foi contemplada como empreendedora essencial no desenvolvimento da sociedade.

 

No Brasil, são mais de 180 pontos de venda. No exterior, Estados Unidos, Canadá e Uruguai são os principais mercados em expansão.

 

Samar reconhece e se encaixa na máxima de que as mulheres “matam vários leões” por dia. “A jornada para conciliar trabalho, casa, família, cursos e capacitações é árdua e em geral não sobra tempo para mim fazer as coisas típicas de mulher”, revela.

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“Sou mãe, esposa, por muitos anos fui estudante. Empreender foi um grande desafio e tenho muito orgulho de ter desenvolvido este trabalho. O fato de ser uma mulher nunca me intimidou na  busca de conhecimento e capacitação. Nunca recuei diante dos tantos obstáculos”. Recentemente, Samar Semann graduou-se em Segurança Alimentar.

 

Sobre empreender, Samar se empenha em deixar legado para os filhos diante dos riscos e dos altos e baixos que o ofício causa: “A palavra-chave na minha vida é perseverança. Explico para eles inteligência é a capacidade de se adaptar às mudanças e seguir aperfeiçoando o trabalho. Não se acomodar, buscar novos desafios e sentir o prazer da conquista”, diz, lembrando que conquistas e fracassos são resultados de nossas escolhas. “Nos somos os responsáveis”, finaliza.

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