GPS Brasília comscore

Samar Semaan, criadora do único creme de alho do mundo

Uma história de vida peculiar. Libanesa naturalizada brasileira, Samar Semaan chegou ao Brasil com 18 anos. Tudo aconteceu muito rápido em seu novo País. Nove anos depois, casada e mãe de dois meninos, resolveu empreender junto ao marido, Nijed Semann e viver a experiência no ramo alimentício.

 

 Naturalmente comerciante fruto de sua origem, ela uniu seu talento à formação em Relações Internacionais, curso concluído na UDF. Foi assim que surgiu o restaurante Salim Sou Eu, no Setor de Clubes Sul, em 2009.

 

Tudo caminhava bem até 2017, quando veio a crise político-econômica no País, retraindo todo o mercado, especialmente o setor produtivo local. Samar precisava de uma alternativa para viabilizar o negócio. Em seu cardápio havia um sucesso de vendas: um creme de alho gourmet, que levava clientes e mais clientes em busca da iguaria, que pode acompanhar pratos principais e até temperar carnes e peixes. Por que não expandi-lo além do cardápio? Levar para mercados, padarias, empórios. Já nas primeiras tentativas, êxito. O produto não demorava um dia nas gôndolas.

 WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.58.11.jpeg

 

WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.58.09.jpeg

 

WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.58.10.jpeg

Com o restaurante já consolidado, a estratégia foi entender o mercado neste segmento em um amplo estudo para iniciar o processo de expansão. À essa altura Samar já dominava a língua portuguesa fruto de seus estudos na UnB. E toda a sua experiência em comércio foi muito bem aproveitada neste novo projeto. A libanesa havia atuado na área de importação de veículos em 2008 e ocupado o cargo de conselheira da Liga dos Estados Árabes entre 2011 e 2016. Mesmo assim ela jamais imaginaria que seria a primeira mulher a levar um produto de Brasília para o restante do mundo.

 

E aconteceu. Com o nome Oh My Garlic!, o creme invadiu o Brasil e em 2020 iniciou o processo de internacionalização pela América do Sul. “Atualmente, temos o primeiro alho em creme do mundo, com 98% de aceitação nas prateleiras, especialmente por atender a dietas restritivas ao glúten e lactose”. Mas Samar reforça os desafios enfrentados: “Mas não foi nada simples porque uma coisa é servir no restaurante, outra é buscar saída no varejo, principalmente em Brasília, que não tem tradição de comércio”, conta.

 

Oh My Garlic! já foi premiado pelo Sebrae Nacional, pela Federação das Indústrias e Comércio e pelo Senado Federal. Em 2018, foi para o ranking entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil. No Distrito Federal, o creme de alho foi considerado o maior case de sucesso pelo Sebrae – DF, servindo de fonte de inspiração aos empreendedores locais. Dentre tantas outras certificações, a exemplo da anual Marcha dos Prefeitos, quando foi contemplada como empreendedora essencial no desenvolvimento da sociedade.

 

No Brasil, são mais de 180 pontos de venda. No exterior, Estados Unidos, Canadá e Uruguai são os principais mercados em expansão.

 

Samar reconhece e se encaixa na máxima de que as mulheres “matam vários leões” por dia. “A jornada para conciliar trabalho, casa, família, cursos e capacitações é árdua e em geral não sobra tempo para mim fazer as coisas típicas de mulher”, revela.

WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.50.44 (1).jpeg

“Sou mãe, esposa, por muitos anos fui estudante. Empreender foi um grande desafio e tenho muito orgulho de ter desenvolvido este trabalho. O fato de ser uma mulher nunca me intimidou na  busca de conhecimento e capacitação. Nunca recuei diante dos tantos obstáculos”. Recentemente, Samar Semann graduou-se em Segurança Alimentar.

 

Sobre empreender, Samar se empenha em deixar legado para os filhos diante dos riscos e dos altos e baixos que o ofício causa: “A palavra-chave na minha vida é perseverança. Explico para eles inteligência é a capacidade de se adaptar às mudanças e seguir aperfeiçoando o trabalho. Não se acomodar, buscar novos desafios e sentir o prazer da conquista”, diz, lembrando que conquistas e fracassos são resultados de nossas escolhas. “Nos somos os responsáveis”, finaliza.

Veja também

Grife de moda praia apresenta Verão 4X4: uma coleção que …

A reforma tributária para pessoas físicas, anunciada pelo ministro Fernando …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI