O coração do design mundial bate mais forte em Milão durante o Salone del Mobile, e entre os brasileiros que circulam pelos salões criativos da cidade italiana está Michell Lott. O arquiteto soma mais de uma década de visitas à capital da Lombardia, sempre em busca de novas referências.
“Não lembro quantas vezes vim, mas com certeza é uma das cidades que mais visitei na vida”, conta. Em 2025, Lott foi convidado pelo Casa Park para cobrir o evento, em uma parceria iniciada com a instalação de Natal do centro comercial brasiliense e que vem se consolidando com novas ações.
Além de percorrer exposições e lançamentos, Michell também assina uma peça que integra a mostra Entre o Céu e a Terra, dedicada ao design brasileiro, o tapete Planeta, desenvolvido com a designer têxtil Paola Miller, inspirado na vastidão do universo e do infinito.
Ao falar de Milão, Lott revela seu olhar afetivo e apurado, indicando passeios como o Parque Sempione, um dos refúgios verdes mais icônicos da cidade. Situado atrás do majestoso Castelo Sforzesco, o local é o cenário ideal para longas caminhadas entre árvores centenárias, lagos e esculturas. Outro ponto indicado pelo arquiteto é a pouco conhecida Casa de Leonardo. “É um espaço criado pelo Leonardo da Vinci, que é super legal de visitar”, sugere.
Quando o assunto é gastronomia e coquetelaria, o arquiteto também tem dicas valiosas. Um exemplo disso é o Sugo Milano. “É um restaurante pequenininho, super bonito e com comida deliciosa”, aponta o arquiteto. De bar, a sugestão de Michell é o Lu Bar, um espaço charmoso para quem quer apreciar drinks, vinho e pizza.
O arquiteto destaca que apesar de ser uma cidade muito gostosa com muito para fazer e aproveitar, o evento é corrido. “É uma semana atribulada, mas profundamente inspiradora. Cada pessoa traça seu próprio roteiro, e isso é o mais fascinante”, reflete o designer, que desta vez permanece 11 dias na cidade.