O Salone del Mobile, principal evento internacional da indústria do design, já iniciou a programação de 2025 e, assim como em todos os outros anos, será o ponto de encontro de profissionais de todos os cantos do mundo, inclusive os brasileiros.
Pelo segundo ano, Marcella Schiavoni aterrissou na metrópole ao norte da Itália para mergulhar nesse universo no qual tanto é apaixonada. “A primeira vez que fui, em 2022, foi inesquecível”, compartilha a arquiteta sobre sua experiência na Semana de Design italiana.
Dessa vez, a participação de Marcella é ainda mais especial, já que vai acompanhada de seu marido, Felipe Zorzeto, arquiteto e designer de mobiliário que irá expôr pela primeira vez na exposição Chuva do Caju, com curadoria de Bruno Simões.
Visitar a cidade durante essa época é a mesma coisa de visitar um parque de diversões para os amantes de design. “As ruas ficam tomadas de eventos, instalações e exposições interessantíssimas”, declarou Marcella.
Entre as exposições que não ficarão de fora do roteiro de Marcella está a de Saint Laurent com a Charlotte Perriand, uma arquiteta francesa pioneira no design modernista que trabalhou com Le Courbusier na criação da chaise longue LC4.
Loro Piana – La Prima Notte di Quiete, Nilufar Depot, House of Switzerland, Masterly, Gucci l Bamboo Encounters, War Flags por Philippe Starck, Galeria Rossana Orlandi, Via Durini (Cassina e B&B), ETEL, Piloto Milano e Tropicalistic também são as exposições elegidas pela arquiteta brasiliense.
Para quem está de malas prontas para Milão, é importante se organizar com antecedência para aproveitar tudo de maneira estratégica. “Reserve a maior parte do tempo para as exposições que integram o roteiro do Fuori Salone”, ressalta a brasileira.
Entre as dicas de Marcella está tirar um dia para passear pelo Brera – bairro onde está localizado o famoso Quadrilatero Della Moda. Por lá, ocorrem inúmeras mostras, instalações e restaurantes muito charmosos. “Dizem que Alcova também é imperdível. Este ano irei conhecer”, compartilha.
Outra sugestão é reservar um dia para as exposições de 5Vie e explorar a atmosfera boêmia de Navigli, um sistema de canais interconectados dentro e ao redor de Milão, na região italiana da Lombardia.
Para a conhecer o Salone del Mobile, na opinião de Marcella, um dia é suficiente, mas é importante chegar cedo e pesquisar previamente os stands que deseja visitar, para otimizar o tempo.
“Não deixe de ir ao Salone Satellite, uma sessão dentro do Salone, dedicada à exposição de jovens designers e estúdios emergentes. O acesso a este pavilhão é independente e gratuito”, sugere.
Sobre o deslocamento em Milão, a melhor forma é a pé ou de metrô. Por esse motivo, é importante avaliar as atrações que deseja incluir na programação, para de fato bater o martelo sobre hospedagem.
Um ponto importante para prestar atenção é o fato de que a cidade fica lotada nessa época, então é importante realizar reservas dos restaurantes que deseja conhecer. “Desta vez, já garanti minhas reservas nos restaurantes Il Salumaio di Montenapoleone, PaperMoon Giardino e Da Giacomo”, destaca.
“Também aproveite as opções de lanche espalhadas pela cidade. Comer o Panzerotti do Luini é ideal para uma refeição feita enquanto se desloca de uma atração para outra — fica pertinho da Duomo e é uma delícia. Tem também os sanduíches deliciosos do All’Antico Vinaio, que você pode montar com os ingredientes da sua preferência”, diz Marcella.
Em termos de hospedagem, a eleita pela arquiteta foi Domya – Manzoni 25, localizado no Quadrilatero Della Moda, em Brera. “Também acho muito legal ficar perto da Duomo. Eu amo aquela praça, então adoro passar por ali várias vezes ao dia quando estou em Milão”, compartilha.
Na cidade, o hotel pode ser a própria atração, já que muitos possuem restaurantes legais e arquiteturas belíssimas. Um exemplo é o Hotel Room Mate Giulia, projetado pela arquiteta Patricia Urquiola.
Como a cidade toda está voltada para o maior evento de design do mundo, muitas marcas de setores distintos, como moda e automobilismo, também participam do roteiro. Os eventos invadem palácios antigos, monumentos, praças e parques.
Para muitos, viajar, principalmente para a Itália, é sinônimo de compras. Pensando nisso, Marcella também indicou seus locais favoritos, na Piazza Del Duomo, como a Rinascente, uma loja de departamento enorme com as melhores marcas de grife.
A 62ª edição toma conta da Fiera Milano Rho até o dia 13 de abril e, durantes esses dias, as tendências do mercado tomarão conta do mundo.