O Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), em sua 62ª edição, se consagra como o mais destacado evento mundial no setor de design. Sob o tema ‘Where Design Evolves’ (Onde o Design Evolui), o evento, neste ano, tem como foco a evolução, a inovação e o papel da inteligência artificial na concepção de móveis e espaços.
Com uma participação impressionante de 600 designers de 37 países, o Salone del Mobile.Milano vai ocorrer de 16 a 21 de abril, no Rho Fiera. A feira abrange uma extensão de 172 mil metros quadrados do complexo da feira de Rho, a 20 minutos do centro da metrópole, e abriga mais de 1.900 expositores, sendo 30% deles representantes de empresas estrangeiras.
O evento não se trata apenas de uma exposição de móveis e decoração, mas também de um local onde a inovação se encontra com a consciência social e ambiental. Com instalações que buscam sensibilizar o público, incluindo uma intervenção especial do renomado diretor de cinema David Lynch, os visitantes serão convidados a refletir sobre questões que vão desde a sustentabilidade até o impacto do design em nosso cotidiano.
Uma das características mais notáveis desta edição é a ênfase na inteligência artificial e na interação entre os humanos e a tecnologia. Palestras, talks e exposições apresentam protótipos inovadores que exploram a integração de IA em móveis, espaços e estilo de vida.
Além disso, o Salão do Móvel de Milão 2024 é um espaço de colaboração e parceria. Em colaboração com o departamento da Escola de Design do Politécnico de Milão, o evento está promovendo pesquisas para explorar a relação entre a cidade, o setor e a sustentabilidade. A Semana de Design é palco para discussões sobre inclusão, circularidade e práticas sustentáveis na indústria do design.
Novidades da edição
Uma das atrações mais esperadas é a comemoração dos 25 anos do SaloneSatellite, uma mostra dedicada aos jovens designers, com o tema ‘Connecting Design since 1998’ (Conectando Design desde 1998). Sob a liderança da fundadora e curadora Marva Griffin, 600 novos talentos e 22 escolas de design apresentam suas inovações em materiais e produtos.
Outro destaque é a ‘Under the Surface’, uma criação das agências de design Accurat, Design Group Italia e Salotto NY. Esta instalação encena uma ilha submersa, estimulando os visitantes a considerar o impacto do consumo diário de água e a explorar o potencial do design contemporâneo para transformar hábitos e comportamentos.
Com uma combinação de criatividade, tecnologia e consciência, o evento continua a inspirar e influenciar profissionais e entusiastas de todo o mundo.