GPS Brasília comscore

Sala de teatro em homenagem a Alexandre Ribondi abre em Brasília; saiba onde

O ambiente chega junto da nova sede da C4, último empreendimento artístico do dramaturgo
O dramaturgo e ativista Alexandre Ribondi. Foto - Geovana Albuquerque-Agência Brasília
O dramaturgo e ativista Alexandre Ribondi | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Compartilhe:

Nascido no Espírito Santo, Alexandre Ribondi foi um grande dramaturgo e construiu sua carreira nos anos 1970 no Distrito Federal. O destaque da carreira do capixaba vem principalmente pela contribuição ao teatro com peças de temática LGBTQIA+. Além de sua atuação teatral, ele foi colaborador em diversos projetos, incluindo o da Casa dos Quadros, em que foi fundador.

Agora, pouco antes de completar um ano do falecimento de Ribondi, os papéis se invertem, e a Casa dos Quatro vai homenagear a memória do dramaturgo. Apesar de não ser uma situação necessariamente alegre, o espaço multicultural aproveitou da dificuldade para renascer e manter a luta de seu fundador viva, na mesma 708 Norte.

Sala de teatro em homenagem a Alexandre Ribondi abre em Brasília; saiba onde
Obras do espaço Alexandre Ribondi | Reprodução/Instagram

“É o contrário das estatísticas e dos noticiários. É nadar contra a maré, por acreditarmos que só é possível fazer arte na nossa cidade se batalharmos pelo uso de seus espaços, pela transformação destes espaços em casas de arte”, diz o diretor teatral e coordenador da Casa, Rafael Salmona.

No dia 09 de fevereiro, sexta pré-carnaval, a Casa dos Quatro foi vítima da tempestade que tomou conta da Capital. O subsolo, que servia de depósito, enquanto as obras ocorrem no térreo, abrigava todo o equipamento de som, de luz, ar-condicionados e arquibancadas. A água alagou tudo.

O prejuízo é estimado em R$30 mil. Por isso, os dirigentes do espaço abriram uma Vakinha, para tentar aliviar a situação. A inauguração, antes prevista para o dia 17 de fevereiro, foi adiada para este sábado, dia 1º de março.

Além de um local de apresentações, a Casa dos Quatro sempre foi uma escola, e Ribondi o grande professor. 

“Todos os que hoje dirigem a Casa ou foram alunos do Ribondi, ou foram dirigidos por ele. Ainda que atualmente a Casa abrigue três companhias de teatro e oficinas de estilos diferentes, todos seguimos uma tradição teatral ribondiana”, diz Josias Silva, um dos coordenadores administrativos, que conheceu o diretor na montagem da peça Felicidade, em 2017.

Junto com o novo espaço, a Casa dos Quatro lançou uma nova identidade visual. “Nova casa merece uma nova marca”, é a mensagem que o post de apresentação traz.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Casa dos Quatro (@casadosquatro)