GPS Brasília comscore

Saída de Cléber Machado é parte de reestruturação da Globo

Esporte, teledramaturgia e entretenimento tiveram várias demissões desde 2020

Compartilhe:

A demissão do narrador Cleber Machado é o mais recente corte de elenco realizado pelo Grupo Globo. Mas o movimento começou muito antes, já que grandes nomes da emissora já foram cortados, apesar de serem velhos conhecidos do público. Desde o início da pandemia, a empresa revê o orçamento com pessoal.

 

A reestruturação no esporte, que perdeu recentemente o também locutor Jota Júnior, do Sportv e do Premiere, já era prevista. Cléber Machado teve um mau indicativo ao não ser escalado para cobrir a Copa do Mundo de 2022 in loco. A TV Globo também perdeu direitos de transmissão significativos, com a Fórmula 1 e a Copa Libertadores. Entretanto, a competição continental voltou para a grade de 2023 da Globo. 

 

Agora, as transmissões esportivas da emissora têm como principais nomes Luís Roberto Gustavo Villani e Everaldo Marques.

 

Estrelas

Medalhões como Xuxa, Faustão, Galvão Bueno e Angélica sofreram a mudança na realidade da TV Globo. Se antes a empresa fazia questão de reter os talentos, a lógica se modificou e assina contratos pontuais com atores. 

 

A lista de dispensas na teledramaturgia é extensa. Para citar exemplos, não tiveram os contratos renovados: Regina Duarte, Vera Fischer, Antônio Fagundes, José de Abreu, Stênio Garcia, Miguel Falabella, Renato Aragão, Letícia Spiller, Reynaldo Gianecchini, Ingrid Guimarães, Ísis Valverde, Marieta Severo, Juliana Paes, Cleo Pires, Osmar Prado, Fabiana Karla.

 

Na parte de entretenimento, houve as saídas de André Marques, Fernanda Gentil, Anne Lottermann, Cissa Guimarães e Ana Furtado. O apresentador Tiago Leifert, ex-The Voice e Big Brother Brasil, decidiu, por conta própria deixar a empresa para cuidar da filha, que sofria de câncer.

 

A emissora tenta fazer uma transição para a lógica dos streamings, com aposta no Globo Play. Os tempos não são mais os mesmos, onde a TV Globo nadava de braçada e tinha contratos fixos com artistas mesmo fora da grade de programação.