Foi lançada nesta terça-feira, 27, a 37ª Feira do Livro de Brasília. A mostra, que é uma das maiores da América Latina, ocorrerá de 22 de setembro a 1º de outubro, no Parque da Cidade, e é gratuita. O evento de lançamento anunciou a temática do ano “Mulheres a toda prosa” e revelou quem seriam as homenageadas de 2023, duas delas professoras da Secretaria de Educação do DF.
Na lista de homenagens estão a escritora Kiusam Regina de Oliveira, a professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque e a professora Nyedja Gennari. Conheça cada uma:
Kiusam Regina de Oliveira
Pedagoga, doutora em Educação, ex-professora e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Kiusam é formadora de profissionais da educação na perspectiva antirracista, pesquisadora do NEAB-UFES e, ainda, contadora de histórias. Bailarina, coreógrafa, produtora cultural e consultora antirracista em empresas e instituições, a especialista tem uma jornada interdisciplinar e sempre está disposta a aprender algo novo.
Gina Vieira Ponte de Albuquerque
Professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF por mais de 30 anos, Gina Vieira também é mestra em Linguística com ênfase em Análise de Discurso Crítico pela Universidade de Brasília (UnB) e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, agraciado com 19 prêmios, entre eles, o Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos.
Nyedja Gennari
Alegre, animada e colorida, Nyedja é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, arte educadora, alfabetizadora de jovens e adultos, escritora e uma grande contadora de histórias de Brasília. Participa do círculo de narradores orais da América Latina e, nesta 37ª edição, será a patrona da feira.