O Senado Federal definiu os senadores que integrarão a comitiva brasileira que vai aos Estados Unidos tentar convencer o governo norte-americano de recuar do tarifaço de até 50% sobre produtos brasileiros. A primeira atividade do grupo será em Washington, entre os dias 29 e 31 de julho.
Comporão a Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA) os senadores: Nelsinho Trad (PSD-MS), na condição de presidente do colegiado; Tereza Cristina (PP-MS); Marcos Pontes (PL-SP); Jacques Wagner (PT-BA); Esperidião Amin (PP-SC); Rogério Carvalho (PT-SE); Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).
O senador Nelsinho Trad afirma que a comissão será responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, o Capitólio, com “foco no diálogo político de alto nível e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica”.
“A criação da comissão resulta de articulação conjunta entre a Presidência do Senado e a Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, diante da necessidade de fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, que já impactam diversos setores da economia brasileira”, defende o líder da comitiva.