Categories: Caio Barbieri

Saiba quem são os distritais que votaram contra homenagem a Omar Aziz

Apenas quatro dos 24 deputados distritais votaram contra a proposta de conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do arcabouço fiscal no Senado Federal e que foi responsável pela manutenção dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

 

Os votos contrários foram dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL). 

 

Durante o almoço do Lide, grupo empresarial liderado pelo ex-senador Paulo Octávio (PSD), nesta quarta-feira (30), a governadora em exercício, Celina Leão (PP), criticou a postura dos parlamentares.  Segundo ela, os distritais que votaram contra merecem um ato de repúdio.

 

Quero saber quem foram. Pois o senador Omar Aziz foi um grande aliado da nossa capital. Muito merecido ele receber o título de cidadão honorário. O que o senhor fez por Brasília é impagável”, declarou. 

 

Ao agradecer a homenagem, Aziz afirmou que decidiu atender as demandas das lideranças políticas por ser importante para a população do DF. 

 

Não fiz favor a Brasília , fiz o justo para a capital federal. Não faria a outro ente federado o que não desejo para o meu estado. Eu que agradeço ao que o Distrito Federal pela homenagem que me deixa feliz”, retribuiu.

 

 

O que dizem os deputados contrários? 

 

Ao GPS, a deputada Paula Belmonte, que é presidente da Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF, diz que o cargo lhe dá ainda maior respaldo para não votar a favor do título a Aziz.

 

O Aziz tem uma trajetória política que sempre despertou questionamentos éticos. Como defensora da transparência e da ética na política, me reservo o direito de não votar nele“.

 

Da mesma forma, o deputado Iolando (MDB) também justificou o voto com base na vida pregressa do senador pelo Amazonas. 

 

Não tenho nada contra ele. Sei que foi governador, mas tem duas coisas fundamentais, que me admira muito a palavra da governadora. Dentro do amazonas, em 2010 a 2014, respondia processos pesados contra ele sobre desvios de mais de 200 milhões da área da saúde, quando até os irmãos foram envolvidos“, iniciou.

 

O deputado se disse “admirado” pelo fato da governadora ter repudiado o posicionamento contrário dos quatro parlamentares. 

Me admira a governadora Celina Leão de repudiar o nosso posicionamento. Na CPI da Covid, ele humilhou, destruiu  e acabou com a reputação de uma médica, a Nise Yamaguchi, uma cientista da mais alta estirpe na área de oncologia“, continuou. 

 

O GPS procurou os gabinetes dos deputados Roosevelt Vilela e Thiago Manzoni, mas nenhum dos parlamentares retornou o pedido da reportagem. O texto será atualizado se houver manifestação dos distritais. 
 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

5 sorveterias imperdíveis em Brasília para refrescar o calorão

Com a seca e o calor intensos, nada melhor do que saborear um bom gelato…

24 minutos ago

Crimes eleitorais: o que o eleitor deve evitar no dia da votação de domingo (6)

Uso de celulares, boca de urna e compra de votos estão entre as principais infrações…

48 minutos ago

Eleições municipais: o que você precisa saber se for votar neste domingo (6)

Entenda o processo eleitoral, os cargos em disputa e os direitos dos eleitores para as…

1 hora ago

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

2 horas ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

10 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

10 horas ago