GPS Brasília comscore

Saiba quem são os cardeais brasileiros que vão participar do Conclave

Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar está na lista de cardeais aptos a votar na escolha do novo papa

Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o Vaticano inicia um dos ritos mais emblemáticos da Igreja Católica: o Conclave. A reunião, que deve começar em até 20 dias, reunirá os cardeais eleitores de todo o mundo para escolher o novo pontífice.

Entre os 140 cardeais com direito a voto, sete são brasileiros, incluindo o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar. Eles integram o grupo de representantes da Igreja com menos de 80 anos, faixa etária exigida para participação na votação. Ao todo, o Brasil conta com oito cardeais, mas apenas sete estão aptos a exercer esse papel na sucessão papal.  

Confira quem são os cardeais aptos: 

Cardeal Paulo Cezar Costa

Dom Paulo Cezar Costa, de 58 anos, é arcebispo de Brasília e foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2022. Natural de Valença (RJ), é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e tem trajetória marcada pela atuação acadêmica e pastoral. Foi professor da PUC-Rio e teve papel de destaque na organização da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (21), Dom Paulo lamentou a perda do Papa. “Hoje é um desses dias, que nós estamos aqui com a memória agradecida pelo aniversário da nossa cidade, agradecida pelo aniversário da nossa Arquidiocese, mas tristes também. Tristes porque perdemos nosso amado papa Francisco“, destacou Dom Paulo Cezar Costa.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Cardeal Odilo Pedro Scherer, de 75 anos, é arcebispo de São Paulo desde 2007 e foi elevado ao cardinalato no mesmo ano pelo papa Bento XVI. Natural do Rio Grande do Sul, Scherer é o sétimo arcebispo e o quinto cardeal da história da Arquidiocese de São Paulo, uma das maiores do mundo. Também exerce o cargo de Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seu nome já foi cotado como papável antes da eleição de Francisco, em 2013. Em 2024, ao completar 75 anos, apresentou renúncia ao cargo, conforme previsto pelo direito canônico.

Cardeal João Braz de Aviz

Cardeal João Braz de Aviz, de 77 anos, é um dos nomes mais respeitados da Igreja no Brasil e no Vaticano. Natural de Mafra (SC), foi ordenado padre em 1976 e iniciou sua trajetória episcopal em 2001. Arcebispo emérito de Brasília, foi nomeado cardeal em 2012 pelo papa Bento XVI. No mesmo ano, assumiu o cargo de prefeito do então Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, onde permaneceu até 2023. Com sólida formação em filosofia e teologia, incluindo licenciatura pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Dom João é reconhecido por sua atuação pastoral conciliadora e seu olhar atento à renovação da vida religiosa na Igreja.

Cardeal Orani João Tempesta

Cardeal Orani João Tempesta, de 74 anos, é arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e uma das figuras centrais da Igreja Católica no Brasil. Monge cisterciense de origem paulista, nasceu em São José do Rio Pardo e ingressou na vida religiosa ainda jovem. Foi bispo de São José do Rio Preto e arcebispo de Belém antes de assumir o comando da Arquidiocese do Rio, em 2009. Em 2014, foi criado cardeal pelo papa Francisco. Conhecido por sua atuação pastoral ativa, Dom Orani conciliou sua formação monástica com uma presença marcante em eventos sociais e religiosos de grande alcance, como a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio.

Cardeal Sergio da Rocha

Cardeal Sergio da Rocha, de 65 anos, é o atual arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil. Natural de Dobrada (SP), o religioso tem vasta trajetória na Igreja Católica, com atuação pastoral, acadêmica e institucional. Mestre e doutor em Teologia Moral, foi professor e reitor de seminários, além de exercer diversas funções na CNBB e no Vaticano. Em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até 2020, quando foi transferido para Salvador. Criado cardeal por Francisco em 2016, é uma das principais lideranças católicas do país, com voz ativa nos debates eclesiais latino-americanos.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner

Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2022, Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, é o atual arcebispo de Manaus (AM) e a principal voz da Igreja na região amazônica. Nascido em Forquilhinha (SC), o religioso ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado padre por seu primo, Dom Paulo Evaristo Arns, em 1978. Com sólida formação filosófica e teológica, concluída em Roma, Steiner é também reconhecido por sua atuação na formação religiosa e no ensino. Desde que assumiu a Arquidiocese de Manaus, em 2019, tem sido um defensor ativo das causas socioambientais na Amazônia.

Cardeal Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre desde 2013, Dom Jaime Spengler foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em dezembro de 2024, reforçando sua posição de destaque na Igreja Católica no Brasil. Natural de Gaspar (SC), tem 65 anos e é membro da Ordem dos Frades Menores. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, Dom Jaime acumula sólida trajetória acadêmica e pastoral. Em 2023, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e um ano depois, passou a integrar também o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Em fevereiro de 2025, tomou posse de sua igreja titular em Roma. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI