Uma empolgante notícia aqueceu o coração dos amantes dos saltos ornamentais no Brasil. Os brasilienses Caio Dalmaso, 17 anos, e Miguel Cardoso, 16, conquistaram a prata no Campeonato Pan-Americano de Saltos Ornamentais Júnior e Saltos Ornamentais, que aconteceu em Lima, no Peru, e foi organizado pela Federação Peruana de Natação.
O Centro Aquático da Sede do Legado de Videna, localizado em Lima, foi palco da competição. O torneio reuniu mais de 250 atletas talentosos de várias partes das Américas, incluindo representantes dos Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Venezuela, Peru, Argentina, entre outros.
Agora, com mais uma pódio para contar, Caio e Miguel seguem para outras competições cada vez mais confiantes e maduros no esporte. “A ficha ainda não caiu. Estamos muito felizes de ver que o trabalho vem dando certo. Temos que agradecer ao nosso treinador, Gabriel Serra, e a toda a equipe multidisciplinar que sempre nos apoia. Ainda tem muita competição pela frente e vamos em busca de mais medalhas para o Brasil”, conta Miguel Cardoso ao GPS|Lifetime.
Já Caio, também animado com a conquista, afirmou: “Estou muito feliz pela minha conquista, é muito gratificante ver que todo nosso esforço está dando certo e também ver que estamos no caminho certo. Agradeço muito a minha família e meus amigos que estão sempre comigo, ao meu técnico e toda a equipe por traz e principalmente a Deus”.
Quem são os atletas
A dupla tem uma história de amizade e crescimento conjunto que se iniciou ainda na infância. Agora, os jovens medalhistas, que muito se prepararam para representar o País na competição, mostraram suas habilidades no cenário internacional e venceram mais um passo de suas carreiras. Com uma jornada esportiva paralela, eles se destacaram tanto em idade quanto em conquistas dentro do mundo dos saltos ornamentais.
Só para se ter ideia, Caio, quando tinha apenas 15 anos, teve a oportunidade de disputar as principais competições de saltos ornamentais. Ele já garantiu vaga em campeonatos mundiais, sul-americanos e, também, no pan-americano ocorrido em 2021.
Miguel, um pouco mais novo, mas também segue no rumo do amigo. É um atleta que desperta os olhares dos treinadores e tem sido muito elogiado pela postura como atleta. Agora, também representará o Brasil no Pan Júnior de Altos Mergulhos, há alguns dias, para essa outra competição, estava treinando na Ponte JK.
Os Campeonatos Pan-Americanos de Saltos Ornamentais não apenas despertam paixões pelo esporte aquático, como também proporcionam uma plataforma poderosa para a exibição de talentos tanto locais, quanto de renome internacional.