O mundo já tem um novo papa! O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (8) após a fumaça branca surgir no céu de Roma pouco depois das 13h (horário de Brasília). Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa dos Estados Unidos de toda a história, ele se apresentou na sacada central da Basílica de São Pedro. Ele vai liderar cerca de 1,3 bilhão de católicos no planeta.
Natural de Chicago, Prevest é visto como um sacerdote que transcende fronteiras. Antes de se tornar um sacerdote, com apenas 22 anos de idade, Robert se formou em matemática. Entre outras graduações, Robert fez um mestrado em Teologia pela União Teológica Católica de Chicago e uma Licenciatura e doutorado em Direito Canônico pelo Pontifício Colégio São Tomás de Aquino, em Roma.
Poliglota, ele se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985 e lá permaneceu por duas décadas, sendo nomeado bispo emérito de Chiclayo, no ano de 2013. Desde janeiro de 2023, o cardeal Robert Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, além de presidir a Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele assumiu as funções após substituir o cardeal Marc Ouellet, consolidando sua atuação na Cúria Romana.
Descrito como um moderado construtor de pontes, o novo pontífice reúne características que, segundo especialistas, o colocavam entre os cardeais mais cotados para o cargo, inclinação pastoral, visão global e habilidade em gerir a Cúria Romana. Embora mantenha certa reserva em relação a temas sensíveis, Prévost já demonstrou alinhamento com a agenda de Francisco em áreas como meio ambiente, apoio a pobres e migrantes e a flexibilização da prática pastoral para católicos divorciados e recasados.
O novo pontífice sucede Bento XVI e Francisco, assumindo a missão de conduzir espiritualmente os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo. A eleição papal exige a obtenção de, no mínimo, 89 dos 133 votos dos cardeais presentes, equivalente a dois terços. Contudo, o número exato de votos recebidos por Leão XIV não foi divulgado.