O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou Cláudio Abrantes (PSD) como o novo secretário de Cultura. Abrantes é ex-deputado distrital e possui uma trajetória diversificada, atuando como policial civil, ator e fotógrafo.
O político tem um rico histórico de trabalho no Distrito Federal, especialmente em Planaltina, onde conquistou diversas realizações, inclusive ao interpretar Jesus Cristo na encenação do Morro da Capelinha, durante a Semana Santa.
Abrantes também defende a recomposição dos quadros do serviço público, lutando pela nomeação de concursados, além de ter se dedicado à educação, saúde e segurança. O ex-parlamentar é um aliado histórico do atual governador. Ele chegou a ser líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa.
A nomeação ocorre após o pedido de exoneração do ex-secretário Bartolomeu Rodrigues, que deixou a pasta dias após a realização do Carnaval de Brasília, fora do período tradicional.
A decisão de Bartolomeu Rodrigues foi oficializada ao governador Ibaneis Rocha, que acatou o pedido.
Rodrigues assumiu o cargo em 2019, durante o nono mês da primeira gestão do governo. Ele foi convidado pelo governador após a saída de Adão Cândido, que teve problemas durante a gestão.
Agora, Cláudio Abrantes será o responsável pela pasta, responsável pela liberação de verbas públicas do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que investe nas movimentações culturais da cidade.
O político é o primeiro suplente do PSD na Câmara Legislativa, após não ter sido reeleito no pleito de 2022.