Juliette Binoche retorna ao Festival de Cannes em um ano marcante para sua trajetória, completando quatro décadas desde sua primeira participação no evento. Com uma carreira consolidada no cinema, a atriz francesa que já estrelou filmes como O Paciente Inglês (1996), pelo qual venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, foi anunciada como presidente do júri do Festival de Cannes 2025.
O anúncio foi feito por meio de uma publicação no Instagram na segunda-feira (3). “Comprometida com sua arte e com seu tempo, a Presidente do Júri do Cannes 2025 conquistou o coração do público e da crítica ao longo de uma filmografia que reúne os maiores cineastas da atualidade. Ela representará com orgulho as vozes do Júri internacional”, afirma a publicação no Instagram oficial do evento
A estreia de Binoche no Festival de Cannes aconteceu em 1985, com o filme Rendez-vous, de André Téchiné. Juliette Binoche, hoje com 60 anos, é uma atriz e dançarina que possui um currículo extenso de trabalhos e prêmios. Binoche já ganhou prêmios nos três maiores festivais de cinema da Europa: Cannes, Veneza e Berlim.
Ver essa foto no Instagram
“Em 1985, subi os degraus pela primeira vez com o entusiasmo e a incerteza de uma jovem atriz”, disse Binoche no comunicado do festival. A atriz sucederá a diretora de Barbie, Greta Gerwig, que atuou como presidente do júri no ano passado. A 78ª Festival Internacional de Cinema de Cannes ocorrerá de 13 a 24 de maio.