Os fenômenos astrológicos costumam encantar e gerar curiosidade. Entre os acontecimentos mais aguardados, estão os eclipses solares, que acontecem quando a Lua se encontra com a Terra e o Sol, bloqueando a luz do astro e fazendo o dia se transformar em noite por alguns minutos. O episódio é considerado um dos fenômenos mais fascinantes e embora sejam raros, sempre geram grandes expectativas.
Em 2024, milhões de pessoas se deslocaram para áreas estratégicas no mundo todo para observarem um eclipse solar total, que é quando a Lua oculta completamente o Sol. O fenômeno costuma durar entre dez e sete minutos.
Para os apreciadores do episódio, a Nasa divulgou a data do próximo eclipse, considerado o mais longo de toda história e deve acontecer no dia 16 de julho de 2186, tendo uma duração de sete minutos e sendo visível apenas em uma área restrita da Terra.
O fenômeno passará pela América do Sul, mais especificamente pelos países da Colômbia, Venezuela e Guiana, onde será possível observar o eclipse em sua totalidade. No Brasil e em outros países próximos, o evento será visível de forma parcial, mas não será possível ver o escurecimento total do céu.
Ainda de acordo com as informações da Nasa, os eclipses solares parciais ocorrem, em média, duas vezes por ano em algum lugar do planeta. Já os eclipses solares totais acontecem com frequência de aproximadamente uma vez a cada 18 meses, mas raramente no mesmo local.