GPS Brasília comscore

Saiba qual é o primeiro país do mundo a ser considerado livre do tabagismo

Resultado é atribuído a uma política que incentiva a troca dos cigarros comuns por produtos alternativos

Os suecos são os primeiros no mundo a estarem livres do fumo. É o que revela o relatório divulgado pela Smoke Free Sweden, que apresenta dados oficiais da pesquisa nacional de saúde pública e mostra que a incidência de tabagismo para pessoas nascidas na Suécia atingiu a marca de 4,5%, índice abaixo do limite de 5% da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma nação ser considerada livre de fumo.

O resultado é atribuído a uma política implementada no país que incentiva os cidadãos a trocarem os cigarros comuns por produtos alternativos a nicotina como cigarros eletrônicos, snus e bolsas orais de nicotina. A pesquisa analisou as taxas de tabagismo entre 2022 e 2024.

Segundo a Dra. Alessandra Bastos, farmacêutica, ex-diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e consultora científica da BAT Brasil, a combustão gerada pela queima do tabaco é o que prejudica a saúde dos consumidores e não a nicotina, apesar de causar dependência. “O sucesso da Suécia tem a ver com a decisão do governo de considerar a necessidade de ajudar os fumantes e regulamentar os produtos alternativos de redução de danos, como os cigarros eletrônicos, que oferecem 95% menos riscos à saúde quando comparados ao cigarro convencional”, explica.

A especialista lembra que, no Brasil, os cigarros eletrônicos são proibidos pela Anvisa desde 2009 e os adultos fumantes que buscam consumir nicotina de uma forma mais segura só têm acesso a dispositivos ilegais e contrabandeados, fornecidos pelo comércio ilícito. “A proibição é absurda porque expõe consumidores a produtos sem qualquer controle sanitário e com procedência desconhecida. A falta de controle sobre o produto permite que o “fabricante” ilegal utilize a composição que achar adequada, sem critérios para a quantidade de nicotina e outras substâncias, como solventes”, alerta.

No Brasil, o debate sobre a regulamentação dos cigarros eletrônicos tramita no Congresso Nacional com o PL 5008/2023, “enquanto o comércio ilegal segue se beneficiando da proibição vigente, crescendo e colocando em risco a saúde de mais de 3 milhões de consumidores brasileiros”, finaliza Bastos.

FONTE Smoke Free Sweden

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.