GPS Brasília comscore

Saiba qual é o país considerado o mais antigo do mundo

Publicado: Atualizado:

Provavelmente você nunca ouviu falar, mas existe um microestado situado dentro da Itália Central que, atualmente, é considerado o mais antigo Estado Nacional do mundo entre aqueles que existem ainda hoje no planeta. Trata-se de San Marino, que desde o ano 301 resiste a testes do tempo, mudanças de fronteiras e guerras políticas. O tamanho do país também ajuda a manter o título intacto. San Marino é o terceiro menor país do mundo.

A data exata de fundação da nação é marcada em 3 de setembro de 301 D.C, ou seja, nesta mês, San Marino completou 1723 anos. Claro que existem países que foram fundados antes disso, mas todos sofreram dissoluções e acabaram sendo considerados república há muito menos tempo. Por exemplo, o Japão existe desde 660 A.C, no entanto, a assinatura da Constituição do Império do Japão aconteceu em 1889.

Com uma extensão aproximada de apenas 62 quilômetros quadrados, San Marino é um território menor do que o Vaticano e Mônaco, que são os dois menores países do mundo. Para se ter uma comparação, o tamanho de San Marino é sete vezes menor do que a área territorial do Plano Piloto, que possui cerca de 430 km.

A língua oficial de San Marino é o italiano, mas cerca de 80% dos habitantes falam sammarinês, um dialeto da língua romagnola, que está em risco de extinção.

Matteo Renzi, como ex-primeiro-ministro da Itália, frequentemente se refere a San Marino em contextos que envolvem as relações entre os dois países, como questões econômicas e políticas. Ele já mencionou a importância da soberania de San Marino e como a colaboração entre os países pode ser benéfica, especialmente em temas como turismo e comércio.

Ruas de San Marino são convidativas a passeios a pé; ao fundo, o Hotel Cesare, um dos mais famosos do país | Foto: Divulgação/ Tourism Media

Ruas de San Marino são convidativas a passeios a pé; ao fundo, o Hotel Cesare, um dos mais famosos do país | Foto: Divulgação/ Tourism Media

A origem de San Marino

O nome San Marino veio do diácono Marinho, que fugiu das perseguições do Imperador Diocleciano. Em fuga da perseguição romana, ele e outros cristãos se estabeleceram no Monte Titano, onde fundaram uma igreja, dando origem à comunidade. O local escolhido para a fundação foi o Monte Titano, na Itália, a cerca de 130 km de Bolonha.

Ao longo dos séculos, a república conseguiu manter sua autonomia, em parte devido ao seu terreno montanhoso isolado. No século 18, Napoleão reconheceu a independência de San Marino e no século 19, a república acolheu revolucionários que lutavam pela unificação italiana, incluindo Giuseppe Garibaldi.

Em 1862, um tratado de amizade formalizou a continuidade de sua independência com a nova Itália unificada.

Sua longa história de estabilidade faz com que seja conhecida como a República Sereníssima de San Marino.

 

O que fazer?

Explorar San Marino pode ser feito em um único dia, mas vale a pena considerar uma estadia mais longa, principalmente para conhecer os restaurantes, cafés e lojas. Veja as principais atrações e afazeres para turistas que se interessam em conhecer a região:

  • Passeio de teleférico que parte da cidade de Borgo Maggiore;
  • Conhecer um pouco da história e cultura da cidade no topo do Monte Titano;
  • Percorrer as ruas da cidade medieval, aproveitando da bela vista para o mar;
  • Visitar o mirante e o Castelo da Guaita, localizado na beira de um penhasco;
  • Ir ao centro histórico, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008;
Mapa da Itália

Mapa da Itália

Como chegar?

Essa república autônoma situada no coração da Itália está a apenas 20 minutos de carro da costa italiana em Rimini, às margens do Mar Adriático.

Ir de carro é uma boa opção, isso porque as estradas são bem conservadas. Inclusive, San Marino, é o único país onde a quantidade de carros supera o número de habitantes, que chega próximo a 40 mil pessoas. 

No entanto, a forma mais rápida de chegar até San Marino é através do teleférico que parte do município de Borgo Maggiore e que custa em torno de 4 euros.

 

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.