A Geração Beta, crianças nascidas a partir deste ano de 2025, está prestes a se tornar a primeira geração completamente imersa em um mundo digital desde o nascimento. Com a rápida evolução da inteligência artificial, automação e realidade virtual, esses indivíduos terão uma convivência ainda mais estreita com a tecnologia em comparação com as gerações anteriores. Diferente dos millennials e da geração Z, que cresceram com a transição da internet discada para as conexões de banda larga, a Geração Beta será criada em um ambiente onde a conectividade e o acesso à informação são instantâneos e quase onipresentes.
Com isso, todas as esferas da vida, da educação e trabalho e às relações sociais, tendem a ser moldados por ferramentas digitais, provocando reflexões sobre os impactos na socialização, saúde mental e no desenvolvimento cognitivo. As tendências de nomes dessa geração que vai até 2039 refletem a evolução tecnológica, a preocupação com a natureza e o comprometimento com a diversidade, sempre com significados profundos. Confira:
Nomes femininos da Geração Beta
Luna
Com origem latina, Luna vem da palavra lunaris, que significa lua. O nome evoca a serenidade e a beleza do astro que ilumina a noite, estabelecendo uma conexão com a natureza e o céu.
Flora
Derivado do latim, o nome Flora significa flor ou planta e está relacionado à beleza da natureza. Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores e da primavera.
Íris
Íris tem origem grega e significa mensageira dos deuses ou arco-íris. Na mitologia, Íris era a deusa que ligava o Olimpo à Terra, representada pelo arco-íris, símbolo da união entre os céus e os mortais.
Emma
De origem germânica, o nome Emma vem de ermen ou irmin, que significa universal ou inteira. Com um significado de força e poder, é um nome que carrega a ideia de abrangência e importância.
Lily
Lily vem do latim lilium e significa lírio, uma flor associada à pureza e beleza. Historicamente, o lírio simboliza inocência, fertilidade e renovação.
Nomes masculinos da Geração Beta
Zion
Zion é um nome com forte significado espiritual, frequentemente usado para simbolizar um lugar de paz, harmonia e redenção. Além de sua conotação religiosa, tem sido adotado por movimentos culturais e musicais, especialmente no reggae jamaicano, onde representa resistência e liberdade.
Atlas
Na mitologia, Atlas era um titã condenado a carregar o céu como punição. O nome simboliza força, resistência, proteção e perseverança. Também está associado à ideia de conexão global, pois é usado para nomear mapas e estudos geográficos, refletindo a representação do mundo como um todo.
Gael
Com forte vínculo com a cultura irlandesa, o nome Gael também tem raízes na Escócia, onde pode derivar da palavra gall ou gaidheal, que significa estrangeiro. Na França, Gael é associado ao termo gael, que se traduz como generoso ou gentil.
Levi
De origem hebraica e com forte vínculo bíblico, o nome Levi é associado ao significado de unir ou juntar.
Nilo
Com origem egípcia, Nilo está diretamente relacionado ao Rio Nilo, o mais longo da África. O nome deriva de Iteru ou Hapi-Nil, que significam rio divino ou rio da vida.
Na última geração, Alfa (2010 a 2024), os nomes mais comuns de bebês no Brasil foram Miguel, Arthur, Davi e Maria Eduarda, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Já os nomes Maria, João, Caua, Rian, Enzo, Kailane e Sophia foram os mais comuns, de acordo com o IBGE, para a geração Z.