GPS Brasília comscore

Saiba quais são as galerias e artistas brasileiros na Design Miami 2024

Exposição conta com obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi entre as peças

Acontece até este domingo (8) a Design Miami 2024, mostra de design em Miami Beach, que reúne 45 expositores do mundo todo. E claro que tem artistas brasileiros na lista. Leo Lague, Paola Müller, Michell Lott, Inês Schertel, Gustavo Bittencourt e até Lina Bo Bardi estão entre os nomes dos expositores que representam o Brasil

O designer Leo Lague expõe a coleção Silver Dreams, apresentada recentemente em São Paulo, a linha traz móveis situados na fronteira entre a funcionalidade e o escultórico, feitas de materiais que exibem marcas do tempo, como vidro acidado e aço oxidado, além de pedra. Nas peças, Leo associa técnicas artesanais e industriais e expressa influências do período em que viveu, ainda criança, na região carbonífera do Rio Grande do Sul.

Peças de Leo Lague | Foto: Divulgação

A poltrona Bowl, da arquiteta Lina Bo Bardi — responsável pelo projeto do MASP — é apresentada pela Galeria Diletante em uma versão de fibra natural com técnicas artesanais brasileira, desenvolvida em 1951 para a residência Maurílio Telles de Meneses, em São Paulo. Carrinho de chá, mesa Pétala e as poltronas Brasiliana, 720 e Paulistana, também ambientam a atmosfera de casa modernista na mostra. 

Poltrona Bowl, de Lina Bo Bardi | Foto: Divulgação

Tapetes da coleção Imensidão, assinada por Paola Müller e Michell Lott, e o banco de madeira de demolição Matuto, do designer Marcelo Zalona são criações contemporâneas que fazem parte dos itens expostos. 

Tapete de Paola Müller e Michell Lott | Foto: André Klotz

O Instituto Campana lança a série Peludinho — bancos feitos de madeira e retalhos de lã de carneiro – com material do assento reaproveitado da produção da última coleção que estão no estande da Friedman Benda, de Nova York. Toda a renda dessa coleção será direcionada para o desenvolvimento do Parque Campana, no interior de São Paulo.

Peludinho | Foto: Divulgação

O Mercado Moderno, no Rio de Janeiro, é outro participante da exposição com  seu mobiliário vintage dos anos 1950 e peças de design contemporâneo. A curadoria para o evento inclui exemplares originais de Joaquim Tenreiro, Carlo Hauner e Percival Lafer, além de itens recentes como os tapetes de Inês Schertel, que trabalha principalmente com lã de ovelha, e os móveis de Gustavo Bittencourt e Rodrigo Simão. 

Banco de Joaquim Tenreiro | Foto: Divulgação

Neste ano a Design Miami celebra 20 anos com o tema Blue Sky, escolhido pelo curador Glenn Adamson, que tem como objetivo estimular a imaginação e valorizar a busca por caminhos ousados e experimentais na criação. 

Veja também

Foi um longo e insubmisso calvário, como um vinho que, …

Alimentos como maçã, leite, queijos e grãos podem ser um …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI