GPS Brasília comscore

Saiba quais são as cores do mês de Novembro

Campanhas globais de conscientização destacam os combates ao câncer Infantojuvenil, ao câncer de próstata e ao diabetes
cores de novembro
Foto: Arte GPS | Brasília

Compartilhe:

Novembro é um mês em que as cores se tornam aliadas na luta pela conscientização de importantes questões de saúde. Com os tons dourado e duas vezes o azul, as campanhas em todo o mundo buscam educar a população sobre o câncer infantojuvenil, o câncer de próstata e a diabetes.

Novembro Dourado: mês de combate ao câncer infantojuvenil

O dourado surge em novembro como símbolo do combate ao câncer infantojuvenil. A campanha é uma iniciativa global que visa aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce e do tratamento adequado para crianças e adolescentes com a doença. 

Neste mês, instituições de saúde, organizações não-governamentais e voluntários se unem para promover atividades educacionais, arrecadar fundos e prestar apoio às crianças que lutam contra o câncer. 

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

O azul se destaca como a cor do movimento Novembro Azul, que tem como foco o câncer de próstata. Este é o câncer mais comum em homens em todo o mundo, e a conscientização é a chave para a prevenção e detecção precoce.

A campanha incentiva os homens a cuidarem da sua saúde, realizarem exames regulares e entenderem os fatores de risco associados ao câncer de próstata. Eventos, palestras e atividades promovem a importância do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.

Azul: mês da luta contra o diabetes

O azul também é a cor escolhida para a conscientização sobre o diabetes em novembro. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006, por meio de sua resolução nº 61/225, oficializou o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. A escolha da cor azul, representando a logo da ONU, lembra que o diabetes é uma preocupação presente em todas as regiões do mundo

No Brasil, esta data foi estabelecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) para conscientizar o mundo sobre o impacto do diabetes na saúde e mortalidade da população. É uma oportunidade para dissipar mitos sobre a enfermidade e encorajar a solidariedade e o entendimento em relação a essa doença que afeta pessoas de todas as idades.