GPS Brasília comscore

Saiba os principais mitos sobre dietas para emagrecer

O verão está chegando, e parece que quanto mais próximo ele está, o desejo por corpos magros aumenta

Compartilhe:

Diminuir o percentual de gordura é um tema rodeado por vários mitos sobre dietas, “fórmulas mágicas” e falsas ideias, que também podem ser chamadas de _fake news_.

Desse modo, as verdades sobre uma dieta saudável e equilibrada se perdem em meio a tanta confusão.Por isso, o **GPS** entrevistou o nutricionista Erick Monori alguns mitos sobre as dietas que focam no emagrecimento.

**O ideal é comer de 3 em 3 horas**

Esse aqui é muito popular e ainda está presente no dia a dia de muitas pessoas. Fazer refeições principais e lanchinhos pode fazer com que as pessoas se alimentem mesmo sem fome. O que não é ideal para quem busca perder peso, não é mesmo?

Ou seja, não há uma regra ou um tempo certo para realizar as suas refeições. O recomendado é que você coma com periodicidade e frequência. Mas sempre seguindo os seus sinais de fome e saciedade, viu?

**É preciso “cortar” o carboidrato**

Quem aí nunca culpou o coitado do carboidrato? Pois é, mas na realidade, segundo o nutricionista, alimentos ricos em carboidratos têm um importante papel no nosso corpo: fornecer energia.

Além disso, o carboidrato é um nutriente que também faz parte de uma alimentação balanceada.

Na realidade, o que precisa de atenção e cautela é a fonte de carboidrato que você escolhe. Por isso, consuma alimentos saudáveis que contenham o nutriente. Como mandioca, batata-doce e inhame; além das opções integrais, como o arroz e o macarrão integrais. Já o consumo dos carboidratos refinados como massas, pães, açúcar branco, pode ser evitado no dia a dia.

**Não comer gorduras**

Parecido com o mito anterior, a história de que a gordura também é uma grande vilã não é verdadeira. Assim como os carboidratos, as gorduras devem estar presentes em uma alimentação balanceada. Pois elas realizam funções importantes, como absorver vitaminas e fornecer energia.

“Geralmente, as pessoas associam as gorduras a alimentos ruins, mas devemos priorizar a ingestão de boas fontes de gordura. Como abacate, azeite de oliva e castanhas”, completa o nutricionista.

**Só é possível emagrecer com dietas muito restritivas**

Aqui, o lema de ir com calma, mas seguir em frente, entra em ação. Isso porque cortar um tipo de alimento ou calorias pode trazer resultados, mas seus efeitos provavelmente serão de curto prazo.

Além de alcançar o peso ideal, é bacana entender como esse estilo de vida será mantido, o que garante uma dieta mais equilibrada e quais escolhas devem permanecer. O importante é adquirir novos e bons hábitos e fazer com que eles sejam duradouros.

O ideal é priorizar costumes que se encaixem na sua rotina. E que não sejam impossíveis de realizar por um longo período.

De acordo com Erick, _“a orientação é sempre prezar pelo consumo de comida de verdade e com uma boa variedade de alimentos. É necessário que, primeiro, a pessoa saiba se alimentar corretamente e saber fazer boas escolhas, antes de pensar em utilizar algum suplemento”._

**O que funciona para o emagrecimento?**

Se você busca emagrecer, ou até mesmo ter uma vida mais equilibrada, tente encontrar uma alimentação saudável e balanceada, combinado-a também com atividades físicas.

Devido a diferentes rotinas, ritmos e realidades, entenda o que funciona para você, e peça ajuda a um profissional. Um educador físico ou um nutricionista são ideais para te ajudar a evitar frustrações e garantir resultados duradouros.