Saiba onde e quando assistir encenações da morte de Cristo em Brasília

A Páscoa 2023 chegou e com ela diversos espetáculos religiosos. Quem pensa que a encenação da via-crúcis que ocorre em Planaltina, no Morro da Capelinha – DF 230, é a única que ocorre em Brasília se engana. Apesar de ser a mais conhecida e tradicional, outras regiões administrativas também produzem seus próprios teatros, e não só sob o ponto de vista do credo Católico, mas também igrejas evangélicas preparam os chamados auto de Páscoa.

 

No Setor de Clubes Sul, por exemplo, a Igreja Batista Capital normalmente encena a morte e ressurreição de Cristo neste período. Todos os anos, os espetáculos são guiados por um tema, que diz respeito a uma parte específica da vida de Jesus e o que ela representou em determinados contextos. Em 2023, a encenação tem como foco a Igreja Viva, ou seja, o período de construção da igreja após o retorno de Jesus ao seu reino. 

 

“A história se inicia no livro de Atos e reúne relatos de homens e mulheres da Bíblia que tiveram encontros com Jesus e foram transformados por ele”, descreve texto disponível no site do espetáculo

 

Apesar do foco, há ainda cenas clássicas da via-crúcis e outros momentos da vida de Jesus antes e após ser crucificado. Os atos serão interpretados na sede da Igreja Batista Capital, diversos finais de semana. Confira a programação e retirada de ingressos aqui

 

Ainda assim, as encenações no Morro da Capelinha, em Planaltina, e em Taguatinga, ainda são as que concentram a maior parte do público na Páscoa. A primeira, e mais conhecida, ocorre há 39 anos e é uma das mais importantes do Brasil. Desta vez, ela ocorre nesta quinta-feira, 6, a partir das 15h. E como é de praxe nesta época do ano, é sempre bom se prevenir e levar a capa de chuva. 

 

Uma surpresa no espetáculo de Taguatinga, é que este ano o ator global Luigi Baricelli interpretará Jesus Cristo nos dois dias de apresentação. Cerca de 800 profissionais, entre atores, técnicos, voluntários e organizadores, participam e a boa notícia é que o público pode acompanhar a peça em arquibancadas cobertas, além do telão que projetará os atos. Esse terá dois dias de apresentação: sexta-feira, 6, e domingo, 8, a partir das 19h, no Taguaparque, Pistão Sul.

 

Outro espetáculo que também sempre ocorre em Brasília é da Igreja Nazareno Central de Brasília. Com entrada franca, este ano o espetáculo se chama Eu Creio e, mais uma vez, envolve centenas de voluntários na encenação da morte e ressurreição de Cristo. As datas de apresentações são 7 e 8 de abril, às 20h, na 603 Norte. 

 

A Agência Brasília preparou uma lista com as encenações que ocorrerão pela cidade. Confira:

  • Planaltina: 39ª Encenação do grupo Via-Sacra de Planaltina. Dia 6/4, a partir das 15h. Local: Morro da Capelinha – DF 230.
  • Samambaia: 16ª Encenação da “Paixão do Cristo Negro”. Dia 6/4, às 18h. Local: Centro Urbano, Quadra 302 (entre o Fórum e Paróquia Santa Luzia.
  • Taguatinga: 22ª Encenação do Grupo Teatral e Cultural Via-Sacra de Taguatinga. Dias 6/4 (sexta-feira) e 8/4 (domingo), às 19h. Local: Taguaparque, Pistão Sul.
  • Brazlândia: 36ª Encenação pelo Teatro Geração Nascente. Dia 6/4, às 16h30. Local: Morro dos Milagres próximo à Quadra 12 Norte.
  • Sobradinho: 22ª Encenação do Grupo Via-Sacra de Sobradinho. Dia 6/4, a partir das 17h. Local: Área Especial nº 02, Quadra 15 (em frente à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição).
  • Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal: 30ª Encenação do Grupo de Teatro da Igreja Santa Terezinha. Dia 6/4, às 18h. Local: SHCES 801 – Área Especial – Cruzeiro Novo, em frente ao Terraço Shopping.
    Encenação da Via-Sacra da Catedral Rainha da Paz. Dia 6/4, às 10h. Local: Eixo Monumental.
  • Ceilândia: Encenação da Via-Sacra da Comunidade São José Operário. Dia 6/4, às 15h. Local: saída da QNQ 5, Área Especial.
    Encenação da Via-Sacra. Dias 6/4, às 16h. Local: saída da Paróquia da Ressurreição, QNN 5/7, Módulo A, Área Especial.
  • Paranoá: Encenação da Via-Sacra. Dia 6/4, às 16h. Local: saída do Terminal Rodoviário, na Q.33, rumo à Paróquia Santa Maria dos Pobres.
  • Recanto das Emas: Encenação da Via-Sacra. Dia 6/4, às 18h. Local: Quadra 400/600.
  • Brasília: 4ª Encenação do Grupo Via-Sacra de Surdos de Brasília. Dia 14/4, às 16h, na Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) na 903 Sul. 

 

*Com informações da Agência Brasília

Relacionados.

Clube do Choro de Brasília celebra os 10 anos do Festival Divas do Samba

Feira de cervejas artesanais movimenta Brasília neste fim de semana

No Iguatemi Brasília, CineMaterna exibe filmes para famílias com bebês