A Páscoa 2023 chegou e com ela diversos espetáculos religiosos. Quem pensa que a encenação da via-crúcis que ocorre em Planaltina, no Morro da Capelinha – DF 230, é a única que ocorre em Brasília se engana. Apesar de ser a mais conhecida e tradicional, outras regiões administrativas também produzem seus próprios teatros, e não só sob o ponto de vista do credo Católico, mas também igrejas evangélicas preparam os chamados auto de Páscoa.
No Setor de Clubes Sul, por exemplo, a Igreja Batista Capital normalmente encena a morte e ressurreição de Cristo neste período. Todos os anos, os espetáculos são guiados por um tema, que diz respeito a uma parte específica da vida de Jesus e o que ela representou em determinados contextos. Em 2023, a encenação tem como foco a Igreja Viva, ou seja, o período de construção da igreja após o retorno de Jesus ao seu reino.
“A história se inicia no livro de Atos e reúne relatos de homens e mulheres da Bíblia que tiveram encontros com Jesus e foram transformados por ele”, descreve texto disponível no site do espetáculo.
Apesar do foco, há ainda cenas clássicas da via-crúcis e outros momentos da vida de Jesus antes e após ser crucificado. Os atos serão interpretados na sede da Igreja Batista Capital, diversos finais de semana. Confira a programação e retirada de ingressos aqui.
Ainda assim, as encenações no Morro da Capelinha, em Planaltina, e em Taguatinga, ainda são as que concentram a maior parte do público na Páscoa. A primeira, e mais conhecida, ocorre há 39 anos e é uma das mais importantes do Brasil. Desta vez, ela ocorre nesta quinta-feira, 6, a partir das 15h. E como é de praxe nesta época do ano, é sempre bom se prevenir e levar a capa de chuva.
Uma surpresa no espetáculo de Taguatinga, é que este ano o ator global Luigi Baricelli interpretará Jesus Cristo nos dois dias de apresentação. Cerca de 800 profissionais, entre atores, técnicos, voluntários e organizadores, participam e a boa notícia é que o público pode acompanhar a peça em arquibancadas cobertas, além do telão que projetará os atos. Esse terá dois dias de apresentação: sexta-feira, 6, e domingo, 8, a partir das 19h, no Taguaparque, Pistão Sul.
Outro espetáculo que também sempre ocorre em Brasília é da Igreja Nazareno Central de Brasília. Com entrada franca, este ano o espetáculo se chama Eu Creio e, mais uma vez, envolve centenas de voluntários na encenação da morte e ressurreição de Cristo. As datas de apresentações são 7 e 8 de abril, às 20h, na 603 Norte.
A Agência Brasília preparou uma lista com as encenações que ocorrerão pela cidade. Confira:
- Planaltina: 39ª Encenação do grupo Via-Sacra de Planaltina. Dia 6/4, a partir das 15h. Local: Morro da Capelinha – DF 230.
- Samambaia: 16ª Encenação da “Paixão do Cristo Negro”. Dia 6/4, às 18h. Local: Centro Urbano, Quadra 302 (entre o Fórum e Paróquia Santa Luzia.
- Taguatinga: 22ª Encenação do Grupo Teatral e Cultural Via-Sacra de Taguatinga. Dias 6/4 (sexta-feira) e 8/4 (domingo), às 19h. Local: Taguaparque, Pistão Sul.
- Brazlândia: 36ª Encenação pelo Teatro Geração Nascente. Dia 6/4, às 16h30. Local: Morro dos Milagres próximo à Quadra 12 Norte.
- Sobradinho: 22ª Encenação do Grupo Via-Sacra de Sobradinho. Dia 6/4, a partir das 17h. Local: Área Especial nº 02, Quadra 15 (em frente à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição).
- Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal: 30ª Encenação do Grupo de Teatro da Igreja Santa Terezinha. Dia 6/4, às 18h. Local: SHCES 801 – Área Especial – Cruzeiro Novo, em frente ao Terraço Shopping.
Encenação da Via-Sacra da Catedral Rainha da Paz. Dia 6/4, às 10h. Local: Eixo Monumental. - Ceilândia: Encenação da Via-Sacra da Comunidade São José Operário. Dia 6/4, às 15h. Local: saída da QNQ 5, Área Especial.
Encenação da Via-Sacra. Dias 6/4, às 16h. Local: saída da Paróquia da Ressurreição, QNN 5/7, Módulo A, Área Especial. - Paranoá: Encenação da Via-Sacra. Dia 6/4, às 16h. Local: saída do Terminal Rodoviário, na Q.33, rumo à Paróquia Santa Maria dos Pobres.
- Recanto das Emas: Encenação da Via-Sacra. Dia 6/4, às 18h. Local: Quadra 400/600.
- Brasília: 4ª Encenação do Grupo Via-Sacra de Surdos de Brasília. Dia 14/4, às 16h, na Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) na 903 Sul.
*Com informações da Agência Brasília