“Sou um filho de Santo Agostinho”, declarou o Papa Leão XIV em seu primeiro discurso após ser eleito o novo líder da Igreja Católica, na tarde desta quinta-feira (8). A ordem agostiniana, da qual faz parte, é uma ordem religiosa católica de frades mendicantes que seguem a linha de pensamento de Santo Agostinho.
Sob o lema “Uma só alma e um só coração para Deus”, tem envolvimento com atividades de educação e de assistência social e possui seis valores fundamentais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça solidária.
A Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil explica que Santo Agostinho escreveu a Regra de Vida para a comunidade, baseada no ideal dos Servos de Deus, alicerçada na ciência (estudos), na continência (castidade) e na autêntica pobreza (tendo tudo em comum). A partir disso, em março de 1244, nasceu a Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho com a Bula “Incumbit nobis”, do Papa Inocêncio IV, que decretava aos diversos grupos eremíticos espalhados pela Itália central, que se unissem, se conformassem a um mesmo estilo de vida, adotassem a Regra de Santo Agostinho e nomeassem um Padre Geral para conduzi-los.