GPS Brasília comscore

Saiba como foi o tratamento de Preta Gil contra o câncer

Cantora descobriu a doença em janeiro de 2023 e, desde então, vinha passando por procedimentos médicos em busca da cura

Diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, Preta Gil enfrentou uma intensa jornada de cuidados médicos em busca da cura. Um dos nomes mais conhecidos do entretenimento brasileiro, assim que soube da enfermidade, a artista iniciou o tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia.

“Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, escreveu ela em seu perfil no Instagram ao revelar a doença. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente nas redes sociais e em entrevistas à imprensa seus desafios na batalha.

Além de descobrir o diagnóstico, um dos momentos de maior dificuldade inicialmente relatados foi ainda em março de 2023, quando Preta se viu diante de um quadro de septicemia, causada por uma possível infecção durante as sessões de quimio, que levou a artista à perda de consciência por quatro horas e 20 dias na UTI.

Em agosto de 2023, Preta passou por uma cirurgia de retirada do tumor e do útero e, após quase um mês de internação, recebeu alta e permaneceu em São Paulo para seguir o acompanhamento de perto. Ela ainda revelou a remoção do reto como parte do tratamento.

Em seu Instagram, a filha de Gilberto Gil compartilhou uma foto mostrando a bolsa de ileostomia. “Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida e me deu a possibilidade de me restabelecer de uma cirurgia que retirou o tumor que eu tinha!”, escreveu ela na época.

Em dezembro do mesmo ano, a cantora anunciou o encerramento do tratamento, no entanto, exames posteriores indicaram que o câncer havia se espalhado para quatro outras regiões do corpo, o que exigiu a retomada do cuidado oncológico. “Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante”, disse.

Alguns dias depois, Preta usou a sua rede social para explicar aos fãs o que estava acontecendo. “Eu tive um câncer no intestino, me tratei, me curei dele e estou em remissão, que é um período de cinco anos onde o câncer pode voltar. E foi o que aconteceu comigo. O meu câncer voltou em quatro lugares diferentes”, contou.

Preta continuou explicando que foi pega de surpresa pela notícia. “Eu vim pro hospital fazer meus exames de rotina quando fomos surpreendidos por esse diagnóstico. É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto”, lamentou.

Após nova sessão de quimioterapia, dessa vez não tão eficaz, a cantora passou por uma nova cirurgia, de 21 horas de duração, para a retirada dos tumores. Depois de quase dois meses de internação, Preta teve alta em fevereiro de 2025 e voltou a tratar o quadro com quimioterapia.

Em maio de 2025, a cantora optou por mudar-se para os Estados Unidos para testar novos medicamentos, ainda em fase de estudo. A previsão era de que a cantora desse sequência aos protocolos médicos até agosto, quando deveria realizar novos exames para decidir os próximos passos. 

Preta Gil acabou não resistindo e morreu, na noite de domingo (20), aos 50 anos, após uma longa batalha contra o câncer colorretal. A cantora, que também atuou como atriz, apresentadora e empresária, sendo sócia-diretora da Music2Mynd, deixa um filho, Francisco, e uma neta.

Durante a trajetória contra a patologia, enfrentou não apenas os desafios da doença, mas também o fim de seu casamento com Rodrigo Godoy, com quem estava desde 2015. A separação ocorreu após a artista relatar falta de apoio e companheirismo durante o período mais delicado de sua vida.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.