GPS Brasília comscore

Saiba como foi o primeiro dia do Festival de Cannes

Abertura do evento contou com homenagens e discursos sobre política

A cerimônia de abertura da 78ª edição do Festival de Cannes, nessa terça-feira (13), foi marcada por discursos emocionados e engajados, além de um desfile de celebridades que atravessaram o icônico tapete vermelho, refletindo o glamour do evento. O clima de protesto e resistência esteve presente, com uma forte crítica à política do então presidente Donald Trump, que foi tema de intervenções durante o evento.

Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi a homenagem a Robert De Niro, que recebeu a Palma de Ouro de Honra pelo conjunto de sua carreira. Visivelmente emocionado, o ator americano foi aplaudido de pé por vários minutos, enquanto Leonardo DiCaprio, seu amigo e parceiro de longa data, subia ao palco para entregar o prêmio. Em seu discurso de agradecimento, o ator não poupou críticas ao cenário político dos Estados Unidos, mencionando as ameaças à liberdade artística e à democracia trazidas pela presidência de Trump.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Cannes (@festivaldecannes)

Leonardo DiCaprio e Robert De Niro

A abertura também contou com um discurso de Juliette Binoche, presidente do júri, que prestou uma homenagem à fotojornalista e artista Fatima Hassouna, morta em um ataque aéreo israelense em Gaza apenas 24 horas após a seleção de seu documentário para a seção paralela do festival. A jovem estava convidada para o festival como tema de um filme que estava sendo exibido nesta mesma seção.

Quentin Tarantino foi o responsável por declarar o festival oficialmente aberto, dando início a mais uma edição histórica de Cannes. O cineasta está no evento como convidado de honra do Cannes Classics, onde será feita uma homenagem especial ao falecido diretor de faroestes conhecido pelos filmes de baixo orçamento, George Sherman.

Mascha Schilinski, Hanna Heckt, Susanne Wuest, Lena Urzendowsky e elenco

A abertura contou com a exibição de Partir Un Jour de Amélie Bonnin, com Juliette Armanet, em que uma jovem deixa sua cidade natal para seguir seu próprio caminho, mas precisa retornar após uma emergência familiar. 

A competição oficial pela cobiçada Palma de Ouro começa nesta quarta (14), com dois filmes já na disputa: o drama Sound of Falling, da diretora alemã Mascha Schilinski, e Two Prosecutors, do cineasta ucraniano Serguei Loznitsa. Ambos os filmes têm grande expectativa de movimentar as premiações nesta edição.

Fora da competição, um dos grandes destaques da noite foi a pré-estreia mundial do último filme da franquia Missão Impossível, O Acerto Final, estrelado por Tom Cruise, que atraiu grande atenção da imprensa e do público presente.

Outro momento importante foi a festa brasileira de abertura do Mercado do Filme, evento profissional que tem o Brasil como país convidado de honra de 2025. A festa prometeu uma noite inesquecível e foi uma excelente oportunidade para destacar a presença brasileira no cenário cinematográfico internacional.

A noite também foi marcada pela homenagem póstuma à Émilie Dequenne, atriz belga que faleceu em março de 2025, após uma batalha contra um raro câncer na glândula adrenal. Dequenne foi aclamada por sua estreia no cinema com o filme Rosetta, que lhe rendeu o prêmio Cannes d’Or em 1999.

Red carpet

O primeiro dia do Festival de Cannes foi marcado pelo glamour das estrelas do cinema mundial. Como é de praxe, a chegada das celebridades foi um dos momentos mais aguardados, com rostos conhecidos desfilando pelo famoso tapete vermelho. Diretores, atores e atrizes, incluindo aqueles cujos filmes competem por prêmios, não deixaram de brilhar sob os flashes das câmeras.

Heidi Klum / Foto: Reprodução/Instagram

Embora a organização tenha estabelecido algumas restrições de moda, vetando roupas com transparência, volumosas ou com longas caudas, algumas estrelas não deixaram de ousar, como Heidi Klum, Farhana Bodi e Wan QianHui foram algumas das celebridades que não seguiram totalmente as regras.

Já a atriz e modelo francesa Frédérique Bel causou furor ao escolher um vestido ultracavado, repleto de recortes no busto, que destacou sua figura com ousadia e elegância.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.