O coração, conservado em uma cápsula de vidro, chegou ao **Palácio do Planalto** com **honras** de chefes de Estado. O órgão foi trazido pela rampa do Palácio, recebido pelo presidente **Bolsonaro** e a primeira-dama, **Michelle**, na cerimônia de comemoração ao **Bicentenário da Independência do Brasil**. Entre os convidados estavam integrantes da **família imperial**.
Da cerimônia no Planalto, o coração do imperador voltou para o **Itamaraty**, onde ficará exposto inicialmente a **autoridades e convidados do corpo diplomático**, na Sala Santiago Dantas, climatizada para servir de exposição e cripta. Em alguns dias, o local será aberto a visitas agendadas de **estudantes** das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao **público**.




No Itamaraty, o órgão de cerca de nove quilos será [exposto no interior de uma cápsula de vidro](https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-08/brasil-tera-coracao-de-d-pedro-i-nas-comemoracoes-da-independencia), guardada em uma sala **climatizada** especialmente preparada para a ocasião e sob a vigilância da **Polícia Federal** (PF). No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado. Trata-se da chegada do _“símbolo dos afetos históricos entre Brasil e Portugal”_, segundo o embaixador George Monteiro Prata, do Itamaraty.


>“O coração do imperador será recebido com todas as honras de Estado, seguindo o mesmo ritual dispensado durante as visitas de chefes de outros países. Ele será tratado como se D. Pedro I estivesse vivo entre nós”, acrescentou o chefe do cerimonial do Itamaraty, ministro Alan Coelho de Selos, referindo-se à chegada com todo o protocolo de honraria militar, presença dos Dragões da Independência e hinos.
As **missões brasileiras** a Portugal tiveram de negociar com a **Câmara Municipal da cidade do Porto**, a quem o coração do imperador foi doado em **agradecimento** ao apoio político dado pela província nas questões envolvendo a sucessão ao trono português. Também foram necessárias negociações com a **Igreja Nossa Senhora da Lapa**, a quem cabe a guarda do coração do imperador.
Entre os pedidos feitos pelos portugueses está o de que o coração não fosse transportado como **carga**, mas na cabine de **passageiros. Para garantir que a relíquia continue em **boas condições**, diversos **procedimentos** foram adotados, como de **temperatura, pressão e iluminação**. Nas ações externas, a cápsula estará dentro de uma **âmbula** (espécie de cálice) de prata dourada, revestida por uma urna de madeira.

Durante sua estadia no Brasil, o coração de D. Pedro I será acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, cargo que equivale ao de prefeito, no Brasil. Em solo brasileiro, a proteção ficará a cargo da **Polícia Federal e das Forças Armadas**. O retorno a Portugal está previsto para o dia 8 de setembro.