GPS Brasília comscore

Saiba as cinco principais macrotendências do mercado para 2023

**Inteligência artificial, compromisso social, delivery e débitos recorrentes** serão **exigências** do consumidor que além de qualidade quer viver a experiência do produto para criar vínculo com a marca.

O próximo ano se aproxima e cresce a **expectativa** para as **tendências** do mercado diante de um cenário de provável **estabilidade**, uma vez que o **PIB** – a soma de todos os bens e serviços produzidos no País – se expanda em 1,7% e 2%.

**Guilherme Bastos**, fundador e CEO da _Ray Consulting_, empresa de inteligência de dados, comenta **cinco macrotendências** a respeito do mercado para 2023 sempre na direção de proporcionar a **experiência** do cliente.

![(Foto: Reprodução/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/andy_kelly_0_E_vh_M_Vq_L9g_unsplash_4896c50baa.jpg)

**1 – Aplicação amplificada da IA**

A IA (Inteligência Artificial) é uma das tendências de negócios para 2023 aplicável a vários **setores**. Por conta disso, pode ser **explorada** pelos mais variados modelos de _startups_: _“No varejo, por exemplo, soluções baseadas em IA podem prever padrões de compras e criar automaticamente ofertas de acordo com o perfil do consumidor, impulsionando as aquisições”_.

**2 – Clubes de assinatura**

_“As compras por assinatura tiveram um aumento de 65% no volume de vendas, enquanto as empresas tradicionais cresceram 28%”,_ reporta Bastos. O maior apelo é a **conveniência** e as **previsões** de gastos que eles trazem. O modelo desperta a **curiosidade** dos consumidores, que recebem bolsas de vinho, discos, livros e produtos de beleza de acordo com o seu comportamento e gosto pessoal, descreve, lembrando de investir em negócios de pagamentos recorrentes.

**3 – Delivery de tudo**

Na visão de Bastos, as _retailtechs_ (startups com foco no mercado de logística e varejo) ajudam o setor **varejista** a crescer com a oferta de soluções **tecnológicas**. “_Além de ajudar com o desenvolvimento e oferta de ferramentas para implementação de Social Commerce, as startups podem contribuir com outra tendência de negócios para 2023: a implementação de delivery para quase tudo o que é oferecido aos clientes”_, explica.

![(Foto: Reprodução/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/claudio_schwarz_q8k_R_ie6_Wn_I_unsplash_63fe023f80.jpg)

**4 – Empresas verdes (ESG)**

_“A ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português) em startups chama a atenção dos investidores”._

O empresário aponta que 46% dos consumidores brasileiros esperam um impacto **social positivo** das marcas com as quais têm relacionamento. Tendências de experiência do cliente destacou que 63% deles desejam comprar produtos ou serviços de empresas com **responsabilidade social**.

**5 – Marcas e empresas educadoras**

Encontrar **colaboradores qualificados** nem sempre é fácil para os negócios. Por isso, ao invés de esperar por candidatos que atendam a todas as **competências**, muitas empresas preferem agir de forma proativa e se tornarem **condutoras** de conhecimento. _“Enquanto alguns negócios oferecem treinamentos para colaboradores já contratados, outras vão além e criam programas ou parcerias educacionais para o público externo, participando ativamente do processo de formação da população”_, detalha Bastos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.