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Saiba as cinco principais macrotendências do mercado para 2023

Encontrar colaboradores qualificados nem sempre é fácil. Por isso, muitas empresas preferem agir de forma proativa

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**Inteligência artificial, compromisso social, delivery e débitos recorrentes** serão **exigências** do consumidor que além de qualidade quer viver a experiência do produto para criar vínculo com a marca.

O próximo ano se aproxima e cresce a **expectativa** para as **tendências** do mercado diante de um cenário de provável **estabilidade**, uma vez que o **PIB** – a soma de todos os bens e serviços produzidos no País – se expanda em 1,7% e 2%.

**Guilherme Bastos**, fundador e CEO da _Ray Consulting_, empresa de inteligência de dados, comenta **cinco macrotendências** a respeito do mercado para 2023 sempre na direção de proporcionar a **experiência** do cliente.

![(Foto: Reprodução/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/andy_kelly_0_E_vh_M_Vq_L9g_unsplash_4896c50baa.jpg)

**1 – Aplicação amplificada da IA**

A IA (Inteligência Artificial) é uma das tendências de negócios para 2023 aplicável a vários **setores**. Por conta disso, pode ser **explorada** pelos mais variados modelos de _startups_: _“No varejo, por exemplo, soluções baseadas em IA podem prever padrões de compras e criar automaticamente ofertas de acordo com o perfil do consumidor, impulsionando as aquisições”_.

**2 – Clubes de assinatura**

_“As compras por assinatura tiveram um aumento de 65% no volume de vendas, enquanto as empresas tradicionais cresceram 28%”,_ reporta Bastos. O maior apelo é a **conveniência** e as **previsões** de gastos que eles trazem. O modelo desperta a **curiosidade** dos consumidores, que recebem bolsas de vinho, discos, livros e produtos de beleza de acordo com o seu comportamento e gosto pessoal, descreve, lembrando de investir em negócios de pagamentos recorrentes.

**3 – Delivery de tudo**

Na visão de Bastos, as _retailtechs_ (startups com foco no mercado de logística e varejo) ajudam o setor **varejista** a crescer com a oferta de soluções **tecnológicas**. “_Além de ajudar com o desenvolvimento e oferta de ferramentas para implementação de Social Commerce, as startups podem contribuir com outra tendência de negócios para 2023: a implementação de delivery para quase tudo o que é oferecido aos clientes”_, explica.

![(Foto: Reprodução/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/claudio_schwarz_q8k_R_ie6_Wn_I_unsplash_63fe023f80.jpg)

**4 – Empresas verdes (ESG)**

_“A ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português) em startups chama a atenção dos investidores”._

O empresário aponta que 46% dos consumidores brasileiros esperam um impacto **social positivo** das marcas com as quais têm relacionamento. Tendências de experiência do cliente destacou que 63% deles desejam comprar produtos ou serviços de empresas com **responsabilidade social**.

**5 – Marcas e empresas educadoras**

Encontrar **colaboradores qualificados** nem sempre é fácil para os negócios. Por isso, ao invés de esperar por candidatos que atendam a todas as **competências**, muitas empresas preferem agir de forma proativa e se tornarem **condutoras** de conhecimento. _“Enquanto alguns negócios oferecem treinamentos para colaboradores já contratados, outras vão além e criam programas ou parcerias educacionais para o público externo, participando ativamente do processo de formação da população”_, detalha Bastos.