GPS Brasília comscore

Safra brasileira deve ultrapassar as 333 milhões de toneladas, segundo o IBGE

Números foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (10). Alta é de 13,9% em relação ao ano passado

A safra agrícola deste ano deve estabelecer um recorde de 333,3 milhões de toneladas, mais 40,6 milhões de toneladas que a de 2024, aumento de 13,9%. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho. Em relação a maio, a estimativa indica alta de 0,2%, com 698,6 mil toneladas a mais. 

A área a ser colhida é de 81,2 milhões de hectares, crescimento de 2,7% frente à área colhida em 2024, com aumento de 2,1 milhões de hectares. Arroz, milho e soja, os três principais produtos, somados, representam 92,6% da estimativa da produção e 88% da área a ser colhida. O País deve colher, na safra deste ano, mais soja, milho, algodão, sorgo, trigo, arroz e feijão. Se confirmadas as projeções, a colheita será recorde para a soja e para o algodão. .

O aumento esperado para a safra de soja é de 13,9%, para 165,1 milhões de toneladas. Já em relação ao milho, a estimativa é de crescimento de 14,6%, para 131,4 milhões de toneladas. Feijão (4,2%, para 3,2 milhões de toneladas), algodão (5,3%, recorde de 9,3 milhões de toneladas), sorgo (9%, para 4,3 milhões de toneladas) e trigo (5,9%, para 8,0 milhões de toneladas) também terão acréscimos.

A estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou variação anual positiva para todas as regiões, com destaque para o Centro-Oeste (17,5%), Norte (15,2%) e Sudeste (14,7%). No Nordeste (9,2%) e Sul (8,2%), o crescimento fica abaixo dos 10%.  Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 31,5%, seguido pelo Paraná (13,6%), Goiás (11,6%), Rio Grande do Sul (9,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Minas Gerais (5,5%), que, somados, representaram 79,5% do total. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.