Na manhã desta quinta-feira (6), o mundo da moda foi pego de surpresa com a notícia de que Sabato de Sarno deixou a direção criativa da Gucci. A saída do designer foi anunciada por um comunicado curto emitido pela própria marca. Um novo nome para ocupar o posto ainda será anunciado.
O sucessor de Alessandro Michele que assumiu o cargo na casa italiana em 2022, e sua primeira coleção foi a de primavera-verão 2023, intitulada Gucci Ancora. Sua primeira coleção cruise para a marca foi apresentada em maio de 2024 no museu Tate Modern, em Londres.
A próxima coleção da casa italiana a ser desfilada é a de outono-inverno 2025 ready-to-wear, que será assinada pela equipe de design da marca. Sabato de Sarno iria apresentar a coleção cruise 2026 em Florença, Itália, em 15 de maio, homenageando a cidade na qual a label foi criada em 1921.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Sabato por sua paixão e dedicação à Gucci. Eu verdadeiramente aprecio como ele honrou a habilidade artesanal e a herança da Gucci com tanto comprometimento”, diz Stefano Cantino, CEO da marca.
A marca do grupo Kering vem enfrentando um período desafiador em meio à desaceleração da indústria de luxo. Nos últimos trimestres, a Gucci tem registrado queda nas receitas, refletindo o impacto de um mercado mais cauteloso e uma recepção mista às coleções assinadas por Sabato De Sarno, diferente do sucesso absoluto de Alessandro Michele na marca.
No terceiro trimestre, as vendas orgânicas da Gucci caíram 25%, superando a previsão negativa dos analistas, que estimavam um recuo de 21%. Em termos absolutos, a receita da marca despencou 26%, totalizando 1,64 bilhão de euros.