GPS Brasília comscore

Sábado Santo é marcado por silêncio, reflexão e expectativa da ressurreição de Cristo

"Recordamos que hoje Jesus está no sepulcro e, logo mais à noite, celebraremos a ressurreição gloriosa”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta

Neste 19 de abril, os católicos celebram o Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Aleluia. A data, inserida no contexto da Semana Santa, é um momento de silêncio e recolhimento, marcado pela espera da ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a tradição cristã, ocorre no domingo de Páscoa.

“Não se trata de um clima de luto ou tristeza, pois sabemos que o Senhor está vivo. No entanto, recordamos que hoje Ele está no sepulcro e, logo mais à noite, celebraremos a ressurreição gloriosa”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, em mensagem divulgada pelo portal de notícias do Vaticano.

Durante o dia, não há celebração de missas. Em vez disso, as paróquias se preparam para a Vigília Pascal, que começa após as 18h e marca o ponto culminante do Tríduo Pascal, conjunto de celebrações que teve início na Quinta-feira Santa e termina na manhã do domingo de Páscoa.

A Vigília Pascal é considerada a celebração mais importante do calendário litúrgico católico. “Mesmo sendo Sábado Santo, ainda se podem realizar as penitências escolhidas ao longo do tempo quaresmal, como não comer carne, intensificar a oração e manter o jejum. Essas práticas se encerram com a celebração da Vigília”, explicou dom Orani.

O nome “Sábado de Aleluia” faz referência ao retorno do canto do “aleluia”, ausente durante todo o período da Quaresma e entoado novamente apenas na Vigília Pascal, simbolizando o fim da espera pela ressurreição de Jesus, conforme os relatos bíblicos.

Tradição popular: a malhação de Judas

Além do significado religioso, o dia também é marcado por uma manifestação popular: a malhação de Judas. A tradição consiste em confeccionar e espancar bonecos que representam o apóstolo Judas Iscariotes, conhecido por trair Jesus. Em diversas cidades brasileiras, esses bonecos costumam ser caricaturados como figuras públicas impopulares, como políticos e celebridades.

Embora não faça parte da liturgia oficial da Igreja, a prática é mantida como expressão cultural em várias comunidades.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.