Viajar de avião sem gastar muito dinheiro é o objetivo de muitos turistas, mas a segurança segue sendo prioridade entre critérios como conforto, confiabilidade, preço, entre outros. E, felizmente, não são poucos os exemplos de companhias que conseguem unir o custo-benefício à segurança. De acordo o Global Airline Safety Rankings, divulgado anualmente pela AirAdvisor, revelou quais são as vinte companhias aéreas de baixo custo mais seguras do mundo em 2025.
Quem lidera a lista é a HK Express, de Honk Kong, seguida pelo grupo australiano Jetstar, em segundo lugar, a Scoot, de Singapura, na terceira posição, a Flydubai, dos Emirados Árabes Unidos, e a Zipair, do Japão, que completam o Top 5 da lista.
O fundador e CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, explica que o ranking é resultado de uma análise abrangente e comprovada de mais de trezentas companhias aéreas. Os critérios considerados na avaliação foram o histórico de segurança e de fatalidades, a certificação e o desempenho em auditorias, os sistemas de segurança operacional, a idade e manutenção da frota, a qualificação e o treinamento de pilotos, além da cultura organizacional voltada à segurança e da estabilidade financeira e operacional das empresas.
As vinte melhores companhias aéreas se destacam não só por manterem registros de segurança impecáveis, mas também por liderarem ativamente o setor em cultura de segurança, formação e investimento. Para Radchenko, ainda existe um mito de que baixo custo significa baixa segurança, o que, para ele, não passa de uma ideia equivocada.
“Muitas companhias aéreas de baixo custo operam aeronaves mais novas, voam em rotas mais simples e levam a segurança tão a sério quanto as companhias aéreas tradicionais”, afirma, ao ressaltar que o principal objetivo do ranking é reconhecer a excelência operacional e oferecer aos passageiros informações confiáveis que os ajudem a tomar decisões de viagem mais conscientes.
Confira o Global Airline Safety Rankings e as notas atribuídas a cada uma das vinte empresas classificadas:

Foto: cortesia/AirAdvisor