O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que a próxima rodada de negociações de paz entre a Rússia e Ucrânia está prevista para a próxima quarta-feira (23). As propostas serão discutidas na Turquia.
Volodymyr citou o chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia: “Hoje conversei com Rustem Umerov sobre a preparação para uma troca de prisioneiros e outro encontro com o lado russo na Turquia“, disse o líder ucraniano. “Umerov informou que a reunião está prevista para quarta-feira. Mais detalhes serão divulgados amanhã”.
Rustem liderou as duas primeiras rodadas de negociações com a Rússia.
De acordo com o serviço de segurança da Ucrânia, integrantes da principal agência anticorrupção do país foram presos por suspeita de espionagem nesta segunda (21). Vínculos comerciais com a Rússia também são investigados, além de interações com partidos banidos de Kiev.
A agência anticorrupção, conhecida pela sigla NABU, informou que cerca de 70 buscas foram realizadas por agências de segurança ucranianas e 15 integrantes foram presos. A agência alegou que a repressão foi além das questões de segurança do Estado, abordando acidentes de trânsito que aconteceram há anos.
“Na grande maioria dos casos, os motivos para essas ações são o envolvimento de indivíduos em acidentes de trânsito”, disse o comunicado. A organização reforça que o risco de infiltração russa ainda é relevante, e isso não pode ser uma justificativa para “interromper o trabalho de toda a instituição”.