GPS Brasília comscore

Rússia dispara, pela 1ª vez, um míssil intercontinental contra Ucrânia

Dispositivo teria capacidade de transportar ogiva nuclear

Publicado: Atualizado:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Rússia utilizou um novo tipo de míssil na guerra contra o país. Em declarações à população, Zelensky explicou que todas as características do dispositivo indicam que se trata de um míssil balístico intercontinental, uma arma poderosa e de longo alcance. O ataque atigiu a cidade de Dnipro, a 1 mil km de onde foi lançado, segundo os militares ucranianos. 

 Em comunicado oficial, Zelensky disse que a ação mostra que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, despreza a dignidade, a liberdade e a vida do povo.

“Hoje, nosso insano vizinho mais uma vez revelou sua verdadeira natureza: seu desdém pela dignidade, pela liberdade e pela própria vida humana. Hoje, foi um novo míssil russo. Sua velocidade e altitude sugerem capacidades balísticas intercontinentais. As investigações estão em andamento”, afirmou Zelensky.

Ele disse ainda que a ação inédita pode demonstrar medo por parte da Rússia.

“Putin está com tanto medo que já está usando novos mísseis. E ele está procurando ao redor do mundo onde mais encontrar armas. Às vezes no Irã, depois na Coreia do Norte”, ressaltou o líder ucraniano.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, o ataque russo visou empresas e infraestrutura crítica na cidade. O governador regional, Serhiy Lysak, informou que o bombardeio com mísseis causou incêndios em Dnipro, deixando duas pessoas feridas.

A Força Área iformou ainda que o míssil lançado pela Rússia não transportava uma ogiva nuclear, apesar de ter capacidade para isso.

O lançamento do míssil intercontinental pelos russos ocorre após a Ucrânia ter empregado mísseis fornecidos pelos Estados Unidos e Reino Unido para atingir alvos dentro da Rússia nesta semana, o que Moscou havia advertido repetidamente ser uma escalada significativa. Os mísseis ATACMS e Storm Shadow, que foram autorizados para uso ucraniano, têm um alcance máximo de 300 km.

 

*Com informações do Estadão Conteúdo

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Conheça os lançamentos que estão transformando o ato de brindar …

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.