O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Rússia utilizou um novo tipo de míssil na guerra contra o país. Em declarações à população, Zelensky explicou que todas as características do dispositivo indicam que se trata de um míssil balístico intercontinental, uma arma poderosa e de longo alcance. O ataque atigiu a cidade de Dnipro, a 1 mil km de onde foi lançado, segundo os militares ucranianos.
Em comunicado oficial, Zelensky disse que a ação mostra que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, despreza a dignidade, a liberdade e a vida do povo.
“Hoje, nosso insano vizinho mais uma vez revelou sua verdadeira natureza: seu desdém pela dignidade, pela liberdade e pela própria vida humana. Hoje, foi um novo míssil russo. Sua velocidade e altitude sugerem capacidades balísticas intercontinentais. As investigações estão em andamento”, afirmou Zelensky.
Ele disse ainda que a ação inédita pode demonstrar medo por parte da Rússia.
“Putin está com tanto medo que já está usando novos mísseis. E ele está procurando ao redor do mundo onde mais encontrar armas. Às vezes no Irã, depois na Coreia do Norte”, ressaltou o líder ucraniano.
De acordo com a Força Aérea ucraniana, o ataque russo visou empresas e infraestrutura crítica na cidade. O governador regional, Serhiy Lysak, informou que o bombardeio com mísseis causou incêndios em Dnipro, deixando duas pessoas feridas.
A Força Área iformou ainda que o míssil lançado pela Rússia não transportava uma ogiva nuclear, apesar de ter capacidade para isso.
O lançamento do míssil intercontinental pelos russos ocorre após a Ucrânia ter empregado mísseis fornecidos pelos Estados Unidos e Reino Unido para atingir alvos dentro da Rússia nesta semana, o que Moscou havia advertido repetidamente ser uma escalada significativa. Os mísseis ATACMS e Storm Shadow, que foram autorizados para uso ucraniano, têm um alcance máximo de 300 km.
*Com informações do Estadão Conteúdo