_Ruas verdes e saudáveis!_ Até 2030, a **Prefeitura do Rio de Janeiro** implementará — em fases — o **Distrito de Baixa Emissão**. Além de ações para a redução de emissões de **gases de efeito estufa**, o projeto conta com a inserção de de ciclovias, elaboração do plano de **mobilidade limpa**, aumento de **áreas verdes, projetos educativos** para engajamento da população e início da circulação de **caminhões elétricos** de **coleta de resíduos**.
A primeira fase da criação, feita em uma área de pouco mais de dois quilômetros quadrados, iniciada agora, consiste na **requalificação** de 35 mil metros quadrados de área pública no centro e **monitoramento** da **qualidade do ar** e de GEE. A previsão é finalizá-la em 2024.
![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_ddde62b847.jpg)
A ideia é ter uma cidade mais **cooperativa, moderna** e preparada para a **liderança** no enfrentamento às **desigualdades**, à mudança do **clima** e outros grandes **desafios** atuais.
O distrito é delimitado entre a **Avenida Beira Mar e a Avenida Marechal Floriano**, e entre o **Campo de Santana e a Orla Conde**. Segundo a prefeitura, no local serão priorizadas soluções para impulsionar o desenvolvimento **sustentável** e o cumprimento da agenda climática, ajudando a construir uma cidade **ambientalmente responsável**.
Até o momento, mais de 30 cidades no mundo assinaram esse **compromisso** e, no Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira. A criação do Distrito atende ao compromisso do município em promover **ruas verdes e saudáveis com o C40**, grupo de cidades internacionais que se juntaram para pensar nas questões climatológicas.
![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_8d34060124.jpg)