GPS Brasília comscore

Rui Costa prevê queda dos juros e defende reorganização da base aliada no Congresso

Ministro aponta melhora na economia e cobra nova postura de partidos do Centrão após crise do IOF

Durante participação no programa Roda Viva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal espera uma queda na taxa de juros no segundo semestre de 2025, embasada na melhora dos principais indicadores econômicos. Segundo ele, a queda do dólar e o recuo da inflação, inclusive a de alimentos, fortalecem a expectativa de uma redução, o que beneficiaria a economia como um todo.

“Há a expectativa nossa, e há de se materializar, por todos os indicadores econômicos, que haverá um declínio neste segundo semestre, dado a robusta melhoria de todos os indicadores. O dólar está caindo, a inflação está caindo de forma acelerada. Inclusive a inflação de alimentos está em queda”, afirmou Costa.

Costa destacou ainda que o presidente Lula mantém o compromisso com o equilíbrio fiscal, conciliando responsabilidade nas contas públicas com políticas de inclusão social e desenvolvimento.

O ministro também abordou o cenário fiscal herdado da gestão anterior, que, segundo ele, deixou um “rombo gigantesco”, incluindo o não pagamento de R$ 93 bilhões em precatórios no ano de 2022. Rui Costa explicou que o atual governo teve que arcar com essa responsabilidade, reorganizando as finanças públicas e cumprindo as metas fiscais de 2023 e 2024. Apesar dos juros altos definidos pelo Copom, o ministro reforçou que o cenário tende a melhorar, dado o conjunto favorável dos indicadores econômicos.

 

IOF

Além da questão econômica, Rui Costa comentou sobre a recente crise política envolvendo o Centrão, após a derrubada de um decreto presidencial relacionado ao IOF. O ministro classificou o episódio como uma “traição” de partidos que fazem parte da base aliada, como PP, União Brasil, MDB e PSD, e defendeu que o presidente Lula discuta a relação com essas siglas.

Ele afirmou que houve acordos prévios sobre o tema que foram descumpridos, evidenciando a necessidade de repaginar a articulação política do governo com o Congresso.

Por fim, Rui Costa anunciou que o governo deve publicar uma medida provisória nos próximos dias para lidar com os impactos do marco legal das eólicas offshore, cujos vetos foram derrubados pelo Congresso. Segundo ele, a iniciativa busca proteger as camadas mais vulneráveis da população, evitando aumentos na conta de luz. A medida é vista como uma resposta do governo à pressão legislativa, mas com o foco em manter o equilíbrio social e econômico nas decisões estruturais do País.

Veja também

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.