GPS Brasília comscore

Rui Costa descarta reforma ministerial por conta das eleições de 2026

Chefe da Casa Civil afirma que monitoramento sobre medidas dos demais ministérios não vai criar um funil que trave o governo

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir fazer mudanças no primeiro escalão do governo, não será em função das eleições de 2026. Costa deu as declarações nesta nesta quarta-feira (22) e reforçou que Lula não tem decisão tomada, afirmando que o governo não cogita nomes para entrar ou sair da gestão. A informação contraria o que o ministro disse no dia 9 deste mês. 

O presidente, se resolver fazer mudanças no ministério, não será com foco, ou lastreado, na questão política partidária e eleitoral de 2026. Se ele resolver fazer serão mudanças pontuais com foco na melhoria das políticas públicas”, disse.

O ministro também afirmou que o governo federal tem unidade em torno de medidas de inclusão social e equilíbrio fiscal. Rui Costa deu as declarações em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, veículo institucional do governo federal.

Medidas 
Costa disse que a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reforçar o monitoramento do Planalto sobre as medidas dos demais ministérios não deve criar um funil que trave o governo. O movimento de Lula vem depois de o governo sofrer um grande desgaste por causa de um ato da Receita Federal, que foi usado pela oposição para dizer que o Executivo taxaria o Pix. 

Não podemos criar um funil, uma estrutura burocrática que trave o governo. Porque é um volume muito grande de instruções normativas e de portarias. O que o presidente afirmou e vamos fazer é chamar a atenção de todos os secretários e vamos, eventualmente, aperfeiçoar esse modelo. Para que aquilo que impacta a população não se faça de forma burocrática, de forma automática. É preciso alinhar com a comunicação. É preciso explicar antes de publicar. Não pode publicar para tentar explicar depois. Explique antes e depois publique porque aí fica mais fácil de a população entender”, completou.

Rui Costa também comentou a orientação de Lula em relação ao preços dos alimentos. “Vamos fazer algumas reuniões, com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda, para buscar um conjunto de ações que sinalizem para o barateamento dos alimentos”, afirmou no programa.

No final do ano passado, o presidente Lula se reuniu com representantes das redes de supermercados do país para discutir pauta. Eles fizeram algumas sugestões de medidas que nós vamos implementar nesse primeiro bimestre”, acrescentou.

De acordo com Costa, novas reuniões devem acontecer em breve com produtores de alimentos. “As exportações e o aumento do poder aquisitivo também pressionam os preços. Então, essa é uma agenda importante que nós vamos monitorar e acompanhar, porque é fundamental para garantir o aumento do poder aquisitivo do brasileiro”.

Veja também

Estudo afirma que gentileza é um fator vital para a …

Na noite anterior à grande data, meteram-se as quatro na …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI