GPS Brasília comscore

Rui Costa afirma que a alta nos alimentos é menor do que durante a gestão de Bolsonaro

A inflação dos alimentos em 2024 foi de 7,69%, enquanto a inflação do país fechou em 4,83%

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, atacou o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), enquanto rebatia às criticas durante a tarde desta sexta-feira (7). As reclamações feitas sobre o governo Lula são motivadas pela alta inflação no preço dos alimentos. O ministro afirmou que os preços durante a gestão de Bolsonaro eram ainda maiores.

“O que eles esquecem de dizer são duas coisas: primeiro, se você comparar a inflação de alimentos dos dois anos do governo Lula, ela é infinitamente menor do que nos quatro anos do governo Bolsonaro. Ou seja, se comparar, não fica de pé esse argumento, porque os preços em 2023 caíram”, argumentou o chefe da pasta à Rádio Metropole, da Bahia.

Segundo Rui Costa, houve baixa no preço da carne em 2023, e por isso os produtores abateram as fêmeas, o que provoca a redução do rebanho e, consequentemente, aumenta o preço da carne. Além disso, relacionou a alta com os eventos climáticos e também novos mercados (200 mercados internacionais), que afetaria a oferta interna.

Fora essas causas, ele ainda adicionou que as enchentes e secas recordes de 2024 impactaram diretamente no mercado de alimentos nacional.

A inflação dos alimentos em 2024 foi de 7,69%, enquanto a inflação do país fechou em 4,83%. Entre os produtos que mais aumentaram o valor estão a carne (20,8%) e o café moído (39,6%).

Durante o governo de Bolsonaro, com exceção de 2019, a inflação dos alimentos foi maior do que o IPCA referente. Com o início da pandemia, em 2020, a inflação dos alimentos foi de 14%, nos anos seguintes (2021 e 2022).

As críticas do ministro vêm ao meio da “guerra dos bonés”, que os políticos têm usado o adereço para compartilhar mensagens para o eleitorado. O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi até suas redes sociais comentar que para ele, boné serve para proteger a cabeça do sol, não para resolver os problemas do país.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.