São Paulo respira cultura, e o teatro é uma das grandes estrelas dessa cena. Em 2024, quase metade da população paulista marcou presença em espetáculos de teatro, dança, música ou circo, segundo levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) – o que mostra que a vida cultural da cidade está em plena efervescência.
No caso específico do teatro, 28% dos paulistanos já frequentam as salas regularmente, enquanto outros 32% afirmam ter vontade de assistir a uma peça em breve. Então, se você estiver de passagem pela capital paulista, confira a nossa seleção de espetáculos que estão em cartaz ou que estrearão nos próximos meses:
Mulheres em Chamas
Três mulheres 40+ ficam presas em um elevador e, em apenas dezessete minutos sem sinal, ventilação ou filtros, desabafos, confissões e risadas tomam conta. As angústias do corpo em mudança, a sobrecarga familiar, o desejo em trânsito e a vergonha de falar sobre o óbvio se misturam ao surreal: um pentelho branco ganha voz e os hormônios fazem piquete numa greve. Inspirada em histórias reais, Mulheres em Chamas transforma o medo de envelhecer em humor e reconhecimento.
Serviço
Temporada: 27 de agosto a 30 de outubro
Sessões: quartas e quintas, às 20h
Local: Teatro UOL – Avenida Higienópolis, 618, Shopping Pátio Higienópolis – Piso Terraço – 10 Andar, Higienópolis, São Paulo
Duração: 80 minutos
Ingressos disponíveis no Ingresso.com
JOB
Jane (Bianca Bin) é especialista em filtrar conteúdo impróprio na internet e funcionária exemplar de uma grande empresa de tecnologia. Após acumular anos como testemunha do ambiente tóxico das redes, ela tem um colapso na firma em que trabalha e é afastada de seu cargo e obrigada a frequentar o consultório de um terapeuta (Edson Fieschi).
A partir deste encontro, a trama de Job se desenrola em um thriller psicológico que arrebatou a Broadway desde a sua estreia em 2023. A montagem tem direção de Fernando Philbert (Três Mulheres Altas, Todas as Coisas Maravilhosas) e a mesma dupla de produtores do fenômeno Prima Facie, Luciano Borges e Edson Fieschi, desta vez também em cena como ator.
A peça estreou em setembro de 2023 no teatro Soho Playhouse em Nova York, protagonizada por Peter Friedman (da série Succession) e Sydney Lemmon. A peça foi indicada a inúmeros prêmios e, em junho de 2024, chegou à Broadway. O The New York Times classificou a obra como “um thriller sofisticado e implacável”.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Temporada: 28 de agosto a 28 de setembro
Sessões: quinta, sexta e sábado às 20h; domingo às 18h
Local: Teatro VIVO – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi, São Paulo
Duração: 75 minutos
Ingressos disponíveis no Sympla
Dreamgirls – Em Busca De Um Sonho
DREAMGIRLS retrata a ascensão de um grupo de cantoras afro-americanas nos Estados Unidos na década de 1960, inspirado nas histórias de mulheres da MOTOWN, como as The Supremes. A trama reflete a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos EUA durante os anos 60 e 70, abordando pautas como racismo, desigualdade de gênero, o preço da fama e a complexidade das relações pessoais e profissionais no showbiz.
A história é centrada nas The Dreamettes, um trio formado pelas personagens Effie White (Suzana Santana/Letícia Soares), Deena Jones (Laura Castro) e Lorrell Robinson (Samantha Schmütz), que começam suas carreiras participando de concursos amadores e como backing vocals de Jimmy Early, e atingem o sucesso tornando-se as The Dreams.
Serviço
Temporada: 28 de agosto a 30 de novembro
Local: Teatro Santander, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Duração: 2h30 com 15 minutos de intervalo
Horários: quintas-feiras, às 20h; sextas-feiras, às 20h; sábados, às 16h e 20h; domingos, às 15h e 19h
Ingressos à venda no Sympla
Corte Fatal
Certificada pelo Guinness como a peça não musical há mais tempo em cartaz no mesmo teatro, Shear Madness retorna ao Brasil após três décadas como Corte Fatal, em uma nova versão dirigida por Pedro Neschling e estrelada por Carmo Dalla Vecchia, Fernando Caruso, Douglas Silva e grande elenco.
A trama se passa em um salão de beleza em São Paulo, onde uma famosa cantora reclusa é assassinada. Todos se tornam suspeitos e o público assume o papel de detetive, ajudando a decidir o rumo da história. Com uma estrutura ágil e dinâmica, o espetáculo quebra a quarta parede e transforma os espectadores no “sétimo personagem”.
Com 40 anos de sucesso internacional, a peça já foi traduzida para 28 idiomas e vista por 14 milhões de pessoas. Agora, Corte Fatal promete prender a plateia entre o suspense e o riso, garantindo uma experiência única e interativa.
Serviço
Temporada: 29 de agosto a 2 de novembro
Local: Teatro UOL – Avenida Higienópolis, 618, Shopping Pátio Higienópolis – Piso Terraço – 10 Andar, São Paulo
Sessões: sextas, sábados e domingos às 20h
Duração: 75 minutos
Ingressos disponíveis no Ingresso.com
O Que Só Sabemos Juntos
Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam Denise Fraga e Tony Ramos com o espetáculo O que só sabemos juntos. Eles voltam em cartaz no Teatro TUCA para uma curta temporada, até 28 de setembro.
Um encontro de dois atores, um homem e uma mulher, com uma multidão de pessoas na plateia. Suas memórias. Suas próprias histórias e outras tantas que ouviram por aí. E o que só saberão, juntos? Esses dois atores e esse público? Uma sala cheia de gente que escolheu estar ali na companhia umas das outras. Há algo a celebrar, juntos?
Todos têm um alfabeto coletivo, em comum, e que as pessoas deixam de acessar e de perceber diante da falta de escuta e de percepção do outro. Num mundo em que a falta de escuta, ou da qualidade dela, virou o grande problema das relações. E é a busca por esse alfabeto comum, de memórias, gestos e experiências, mais do que de opiniões, que estamos falando. Com muito humor e leveza, os atores conduzem uma experiência de empatia e escuta com a plateia.
Serviço
Temporada: 29 de agosto a 28 de setembro
Sessões: sexta às 21h; sábado às 20h; domingo às 17h
Local: TUCA / PUC-SP – Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo
Duração: 90 minutos
Ingressos disponíveis no Sympla
A Incrível Viagem Do Quintal
No enredo, os quatro personagens do Quintal estão prontos para realizar uma viagem de muita descoberta. Em cada parada, eles descobrem preciosidades da cultura brasileira e de tradições de cada região deste imenso Brasil.
Em cena, o palco se transforma no itinerário da própria viagem. Eles passam por estradas que levam de um lugar a outro, param em vilarejos, visitam fazendas e, nessa saga, conhecem pessoas incríveis que trazem histórias ricas da tradição regional.
A viagem será contada com recursos cenográficos simples, estimulando a imaginação do espectador. Em cena com os personagens do Quintal, atores/músicos participam da encenação tocando vários instrumentos, dançando e cantando.
Serviço
Data: até 7 de setembro de 2025
Horário: sábados e domingos, às 11h
Duração: 75 minutos
Local: Teatro Liberdade, Rua São Joaquim nº129 – Liberdade – São Paulo
Ingressos no Sympla
Uma Semana, Nada Mais
O casal Sofía (Sophia Abrahão) e Pablo (Leandro Luna) estão morando juntos há quatro meses. Mas o que é um paraíso para ela é um inferno para ele. Pablo quer romper o relacionamento, não aguenta mais. Um desejo repentino e urgente que ele não sabe como resolver. Para isso, ele obriga Martin (Beto Schultz), seu melhor amigo, a morar com ele e sua namorada, para que ela, cansada de viver com um intruso, decida terminar o relacionamento.
Se a convivência a dois já é difícil, imagine a três? Uma semana, nada mais. É o tempo estipulado entre os amigos para concluírem o grande plano. Todos enfrentarão situações inesperadas e surpreendentes que revelarão facetas completamente ocultas de suas personalidades. Depois de tantos anos de amor e amizade, uma semana será suficiente para pôr fim a essas relações?
Serviço
Temporada: 6 de setembro a 26 de outubro
Local: Teatro UOL, São Paulo
Sessões: sábados e domingos às 18h
Duração: 70 minutos
Ingressos à venda no Ingresso.com
Ney Matogrosso – Homem Com H – O Musical
O espetáculo tem texto de Emílio Boechat e Marilia Toledo, vencedores do Prêmio Bibi Ferreira pelo trabalho. Marilia também divide a direção da peça com Fernanda Chamma, enquanto a direção musical é assinada por Daniel Rocha.
No palco, o camaleônico Ney Matogrosso, grande homenageado do musical, é interpretado por Renan Mattos (que venceu os prêmios Bibi Ferreira e DID 2022, além de ter sido indicado ao APCA). O espetáculo é acompanhado por mais 16 atores e banda ao vivo, composta por seis músicos. O musical chega para apresentar ao público essa figura tão importante para a nossa cultura, “algo obrigatório para qualquer brasileiro”, como considera Toledo.
Serviço
Temporada: 19 de setembro a 7 de dezembro
Local: Teatro Porto – Alameda Barão de Piracicaba, 740, São Paulo
Sessões: sextas e sábados, às 20h; domingos, 17h
Ingressos disponíveis no Sympla
Wicked – O Musical
Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, pela qual o público conhece a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Myra Ruiz) é uma jovem do Reino de Oz incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder.
Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar os estudos na Universidade, seu destino encontra Glinda (Fabi Bang), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Serviço
Temporada: até 12 de outubro
Endereço: Teatro Renault, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista – São Paulo
Sessões: quarta a sexta-feira, às 20h; sábado e domingo, às 15h e às 19h30
Ingressos disponíveis no Ticket For Fun
Beetlejuice – O Musical
Inspirado no clássico de Tim Burton Os Fantasmas Se Divertem (1988), estrelado por Michael Keaton, o espetáculo traz todo o humor sombrio e a estética excêntrica que conquistaram fãs ao redor do mundo, nas telas e nos palcos.
Em 2024, a produção foi eleita o Melhor Musical do Ano nas premiações Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital e Arcanjo, enquanto Eduardo Sterblitch, que faz o papel do personagem principal da peça, foi reconhecido com os prêmios de Melhor Ator em Musicais, Melhor Performance e Destaque Ator.
Dirigida por Tadeu Aguiar, Beetlejuice conta, ainda, com um elenco composto por Pâmela Rossini (Lydia Deetz), Ivan Parente (Adam Maitland), Clara Verdier (Barbara Maitland), Fabrizio Gorziza (Charles Deetz), Sabrina Korgut (Delia) e Diego Becker (Otho).

Foto: reprodução/Instagram
Serviço
Temporada: 3 de outubro a 30 de novembro
Sessões: quarta, quinta e sexta-feira às 20h; sábado às 16h e às 21h; domingo às 16h e às 20h30
Local: Teatro Liberdade – R. São Joaquim, 129, São Paulo
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Ingressos à venda no Sympla
Um Dia Muito Especial
Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall se unem pela primeira vez nos palcos em Um Dia Muito Especial, em uma adaptação do filme homônimo estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni em 1977. No teatro, a peça tem direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino.
A narrativa baseada no premiado filme homônimo de Ettore Scola traz a história de vidas opostas que se encontram por acaso e discutem o amor, a vida e as forças que unem e afastam as pessoas. Esta é a segunda vez que a trama será adaptada para o teatro no Brasil. Uma montagem dirigida por José Possi Neto e estrelada por Glória Menezes e Tarcísio Meira fez temporada por aqui em 1986.
Um Dia Muito Especial é uma história de amor entre duas pessoas muito diferentes: ele, recém-demitido por ser homossexual; ela, uma dona de casa solitária, mãe de seis filhos, presa a um casamento marcado por machismo e traição. A peça aborda temas como aceitação, amor, transformação, preconceitos e o papel da mulher na sociedade, convidando o público a refletir sobre o que nos conecta e nos afasta em um cenário de diferenças e limitações pessoais.
Serviço
Temporada: 17 de outubro a 30 de novembro
Sessões: sexta, sábado e domingo às 17h; sexta e sábado às 20h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, São Paulo
Ingressos disponíveis no Sympla
Hair
Ao longo das últimas décadas, Hair se tornou um ícone e uma das principais referências do movimento cultural e comportamental que mudou o mundo nas décadas de 1960 e 1970. Após estrear em um pequeno teatro off-Broadway em 1967, o musical se tornou um acontecimento teatral sem precedentes, deu origem a um filme homônimo, a uma série de montagens ao redor do mundo e gerou uma legião de fãs de diversas gerações. Quase 60 anos se passaram e uma nova versão brasileira de Hair chegará aos palcos para comprovar que este fenômeno não tem data de validade.
No palco, um elenco de trinta atores dará vida a uma série de canções que ultrapassaram as fronteiras do teatro e se tornaram hits mundiais, como Aquarius e Let the Sunshine in. Autores do texto, Gerome Ragni e James Rado levaram três anos para chegar ao resultado de Hair. Durante o período, eles absorveram as inúmeras referências e as rápidas transformações que o mundo vivia. Galt MacDermot se uniu à dupla no final de 1966 e, em apenas três meses, compôs toda a música do espetáculo, cuja sonoridade também remetia ao inconsciente coletivo jovem da época.
Serviço
Temporada: 24 de outubro a 30 de novembro
Local: Teatro BTG Pactual Hall – R. Bento Branco de Andrade Filho,722, São Paulo
Sessões: sextas às 20h; sábados às 16h e às 20h; domingos às 15h e às 19h
Ingressos disponíveis no Sympla