Categories: Paula Santana

Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais

Única integrante da família a se aventurar no universo artístico, Rosana Mokdissi representa o Goiás em grandes exposições internacionais. Natural de Anápolis, ela escolheu Brasília, desde 1989, para chamar de lar. 

Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis e em Design de Interiores pelo Iesb, a goiana é artista plástica há duas décadas e, ao longo dos anos, além de desenvolver projetos artísticos, buscou aprimoramento e novas experiências na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em aulas com o pintor Sérgio Fingermann e workshops com Charles Watson. 

Atualmente com uma exposição individual na Caixa Cultural Brasília, intitulada O Gesto como Ponto de Partida, Rosana já passou pelo Museu de Arte de Brasília – MAB, com curadoria de Wagner Barja e Renata Azambuja, além das mostras internacionais como na Bienal de Firenze e em duas edições da Bienal de Roma, onde foi premiada em 3º lugar na categoria de pintura abstrata.

Foto: Cortesia/Gilberto Evangelista

A artista também já expôs na 12ª Mostra Mercato d’Arte Contemporanea na Padova Fiere, na Itália, e foi premiada em competição da Telefônica Brasil.

Em conversa com o GPS|Brasília, Rosana contou que seu processo criativo é baseado no trabalho. “Isso de processo criativo é dado a muita romantização. O trabalho artístico, ao contrário do que acontece com todas as profissões, não nasce de uma demanda clara por parte dos outros, em resumo. Sendo assim, o artista, qualquer um, tira energia de si e daquilo que vai fazendo”, comentou.

A goiana também compartilhou sobre como surgiu a ideia da mostra Rosana Mokdissi – O Gesto como Ponto de Partida. 

“A exposição nasceu da vontade de apresentar uma parte de uma grande quantidade de trabalhos realizados. Tem uma hora que o melhor a fazer é colocá-los para fora do atelier. Surgiu disso e das minhas conversas com o Agnaldo Farias, curador da exposição e que acompanha o meu trabalho”, compartilhou.

Sendo assim, estão expostas na Caixa Cultural Brasília as 33 obras realizadas pela artista entre 2020 e 2023. No ano passado, a mostra foi exposta na Caixa Cultural de São Paulo.  

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Lula defende reconstrução da BR 319, que corta a Amazônia

Presidente está no Amazonas para anúncios de medidas de combate a seca

23 minutos ago

Lúcia Itapary celebra aniversário ao lado de amigas no Lago Sul

Almoço realizado na casa de Mônica Cortopazzi teve homenagens e contou com saxofonista

45 minutos ago

Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro

Máxima aproximação do C2023 A3 será em 13 de outubro

55 minutos ago

Casa da Moldura: uma fábrica de arte

Após 35 anos de mercado, o pioneiro Higino França amplia o transformando-o em uma galeria…

1 hora ago

Galeries Lafayette em Paris celebra 130 anos com extensa programação

Lançamento de coleções exclusivas e podcast, além de imersão pelo local e degustação fazem parte…

1 hora ago

Emplavi apresenta novo residencial de alto padrão no Guará

As vendas do Horizon Club Residence 3 e 4 quartos se iniciarão no próximo sábado,…

2 horas ago