GPS Brasília comscore

Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais

Única integrante da família a se aventurar no universo artístico, Rosana Mokdissi representa o Goiás em grandes exposições internacionais. Natural de Anápolis, ela escolheu Brasília, desde 1989, para chamar de lar. 

Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis e em Design de Interiores pelo Iesb, a goiana é artista plástica há duas décadas e, ao longo dos anos, além de desenvolver projetos artísticos, buscou aprimoramento e novas experiências na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em aulas com o pintor Sérgio Fingermann e workshops com Charles Watson. 

Atualmente com uma exposição individual na Caixa Cultural Brasília, intitulada O Gesto como Ponto de Partida, Rosana já passou pelo Museu de Arte de Brasília – MAB, com curadoria de Wagner Barja e Renata Azambuja, além das mostras internacionais como na Bienal de Firenze e em duas edições da Bienal de Roma, onde foi premiada em 3º lugar na categoria de pintura abstrata.

Foto: Cortesia/Gilberto Evangelista

A artista também já expôs na 12ª Mostra Mercato d’Arte Contemporanea na Padova Fiere, na Itália, e foi premiada em competição da Telefônica Brasil.

Em conversa com o GPS|Brasília, Rosana contou que seu processo criativo é baseado no trabalho. “Isso de processo criativo é dado a muita romantização. O trabalho artístico, ao contrário do que acontece com todas as profissões, não nasce de uma demanda clara por parte dos outros, em resumo. Sendo assim, o artista, qualquer um, tira energia de si e daquilo que vai fazendo”, comentou.

A goiana também compartilhou sobre como surgiu a ideia da mostra Rosana Mokdissi – O Gesto como Ponto de Partida. 

“A exposição nasceu da vontade de apresentar uma parte de uma grande quantidade de trabalhos realizados. Tem uma hora que o melhor a fazer é colocá-los para fora do atelier. Surgiu disso e das minhas conversas com o Agnaldo Farias, curador da exposição e que acompanha o meu trabalho”, compartilhou.

Sendo assim, estão expostas na Caixa Cultural Brasília as 33 obras realizadas pela artista entre 2020 e 2023. No ano passado, a mostra foi exposta na Caixa Cultural de São Paulo.  

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI